Reflexao sobre o estatuto do idoso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1524 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
REFLEXÃO SOBRE O ESTATUTO DO IDOSO E OS DIREITOS INERENTES A ESTA POLITICA SOCIAL

|
|
|
REFLEXÃO SOBRE O ESTATUTO DO IDOSO E OS DIREITOS INERENTES A ESTA POLITICA SOCIAL
         Os idosos são hoje 14,5 milhões de pessoas, 8,6% da população total do País, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base no Censo 2000. O instituto considera idosas as pessoas com 60anos ou mais, mesmo limite de idade considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para os países em desenvolvimento. Em uma década, o número de idosos no Brasil cresceu 17%, em 1991, ele correspondia a 7,3% da população.
            O envelhecimento da população brasileira é reflexo do aumento da expectativa de vida, devido ao avanço no campo da saúde e à redução da taxa de natalidade.Prova disso é a participação dos idosos com 75 anos ou mais no total da população - em 1991, eles eram 2,4 milhões (1,6%) e, em 2000, 3,6 milhões (2,1%).
            A população brasileira vive, hoje, em média, de 68,6 anos, 2,5 anos a mais do que no início da década de 1990. Estima-se que em 2020 a população com mais de 60 anos no País deva chegar a 30 milhões de pessoas (13% do total), e a esperançade vida, a 70,3 anos.
            O envelhecimento esta na fase do desenvolvimento. Já nos países desenvolvidos tiveram um período maior, cerca de cem anos, para se adaptar.
            A importância dos idosos para o País não se resume à sua crescente participação no total da população. Boa parte dos idosos hoje são chefes de família e nessas famílias a renda média é superior àquelas chefiadaspor adultos não-idosos. Segundo o Censo 2000, 62,4% dos idosos e 37,6% das idosas são chefes de família, somando 8,9 milhões de pessoas. Além disso, 54,5% dos idosos chefes de família vivem com os seus filhos e os sustentam. Mas cabe-nos perguntar o que é envelhecimento?
 
“O envelhecimento possui uma dimensão existencial e se modifica com a relação do homem e o tempo, com o mundo e sua própriahistória, revestindo-se não só de características biopsíquicas como também sociais e culturais”. Groisman (1999, p. 48).
 
                Então, podemos afirma que "a velhice não é uma variável fixa, que podemos analisar antes e depois da modernização, mas uma realidade culturalmente construída, inclusive pelas disciplinas científicas que a tomaram como alvo".
            Até 2025, o Brasil será osexto país do mundo com o maior número de pessoas idosas.
Ainda é grande a desinformação sobre o Idoso em nosso contexto social. A constituição Federal de 1988 veio assegurar direito a partir da Política Nacional do Idoso, Lei n° 8.842 de 04 de janeiro de 1994, tornando assim o pontapé inicial para a as instituições começarem a se adequar nas áreas de medicina fundando assim a Geriatria eGerontologia, para tratar da saúde do idoso e fazer o estudo da velhice.
            Contudo, a Política Nacional do Idoso (PNI) surgiu com o objetivo de assegurar os direitos sociais dos idosos, criando condições para promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade.
            Posteriormente veio o Estatuto do Idoso, Lei 10.741 de 1º de outubro de 2003 prevê a idade de 60 anospara que uma pessoa seja considerada idosa, representa um grande avanço na luta pela efetivação de direitos da população Idosa. Garantindo proteção à vida, à saúde, mediante de políticas sociais publicas que permitam seu envelhecimento saudável.
             Sendo assim, o Estatuto do Idoso prevê as oportunidades e facilidades para a preservação da saúde física e mental do idoso sendo competênciado poder público à garantia ao acesso à saúde criando serviços alternativos de saúde para o idoso, prevenir, promover, proteger e recuperar sua saúde, uma vez que o idoso tem atendimento preferencial nos postos de saúde, hospitais, bancos, supermercados juntamente com gestantes e deficientes devendo ser adaptados para seu atendimento, além disso, incumbe ao poder público fornecer aos idosos...
tracking img