Visao geral das teorias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1721 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
WILLS, Evelyn, Visão Geral das Grandes teorias da Enfermagem In: McEWEN,M; WILLS, E. M. Bases Teóricas para a Enfermagem. 2ªed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
VISÃO GERAL DAS GRANDES TEORIAS DE ENFERMAGEM
Este texto discutirá o que distingue os modelos conceituais das grandes teorias. De acordo com Fawcet (2005), os modelos conceituais são amplas formulações da filosofia baseadas na tentativa deincluir o todo da realidade de enfermagem, como entendido pelo pesquisador. Os conceitos e as proposições são abstratos e, provavelmente, não testáveis de fato. As grandes teorias da enfermagem, em contrapartida, podem ser derivadas dos modelos conceituais e são os níveis mais complexos e amplos no âmbito da teoria; elas tentam explicar os extensos aspectos dentro da disciplina e são compostas deconceitos relativamente abstratos.
As grandes teorias da enfermagem orientam a pesquisa e auxiliam os pesquisadores a integrar os resultados de inúmeras investigações diferentes, para que os achados possam ser aplicados ao ensino, à pratica e à administração. Elas proporcionam um fundo de raciocínio filosófico que permite aos enfermeiros-cientistas desenvolver uma teoria organizadora para apesquisa ou a prática, algumas vezes denominada como teoria de médio alcance.
Durante as últimas cinco décadas de desenvolvimento da teoria, a revisão da literatura de atenção à saúde demonstra que as mudanças nos cuidados à saúde, na sociedade e no ambiente, levaram à necessidade de renovar ou atualizar as teorias existentes e desenvolver diferentes teorias. Na realidade, muitos teóricos deenfermagem já estabelecidos continuam a escrever, reavaliar e melhorar suas teorias à luz dessas mudanças.
CATEGORIZAÇÃO DE ESTRUTURAS CONCEITUAIS E GRANDES TEORIAS
Para ajudar a entender as formulações, inúmeros métodos de categorização foram descritos na literatura de enfermagem, apresentaremos alguns dele aqui.
Categorização baseada no âmbito - Uma das maneiras mais simples de categorizar asgrandes teorias da enfermagem é pelo âmbito. As categorias mais usadas eram filosofia, modelos conceituais, as grandes teorias e as teorias de enfermagem de médio alcance.
Em sua classificação, Tomey e Alligood (2002) listaram os trabalhos de Peplau, Orlando, Travelbee, Kolkaba, entre outros como teorias de médio alcance. Os trabalhos desses teóricos, argumentaram, são de âmbito mais limitado erelacionam-se mais claramente às situações de enfermagem que podem ser inseridas no modelo do qual a teoria foi derivada. Tomey e Alligood defendiam que algumas dessas teorias evoluíram a partir de estruturas filosóficas mais globais ou de grandes teorias.
Categorização baseada nos domínios da enfermagem – Meleis organizou inúmeras teorias com referência aos conceitos do domínio da enfermagem, queela afirmava refletir o enfoque atual de seu ensino e prática. A organização dos tópicos teóricos usada como distinção no trabalho de Meleis foram: (1) os pacientes de enfermagem; (2) as interações seres humanos-ambiente; (3) as interações; e (4) a terapêutica de enfermagem.
A distinção que Meleis (2004) fez entre as teorias que relacionou com ambiente foi a da interação paciente-ambiente. Osprincipais pontos nesse domínio eram que os seres humanos e os ambientes são campos de energia unitários, irredutíveis e pandimensionais, identificáveis por padrão, e não podem ser discutidos, considerados ou entendidos de forma isolada um dos outros.
A terceira classificação das teorias de Meleis (2004) foi “a enfermagem como processo de interação”. Nesse grupo, ela inclui os teóricos cujostrabalhos são frequentemente classificados por outros como grandes teorias ou estruturas teóricas ou conceituais, e aqueles cujos estudos são classificados como teorias práticas e de médio alcance. A quarta categoria das teorias de enfermagem são as terapêuticas de enfermagem. Ela é definida pelo tipo de atividades e intervenções que os enfermeiros projetam para assistir pacientes reais ou em...
tracking img