Referencia bibliografica de projeto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1130 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O significado da palavra polia segundo: Luft; Celso Pedro.pequeno dicionário da língua portuguesa. 5ª edição São Paulo: editora scipione, 1987. ISBN 85-262-0463-7.


Polia s.f. Roda com sulco na borda, por onde passa uma corda ou correia, usada para receber ou transmitir movimento.

Polias ou Roldanas

A roldana é um equipamento muito utilizado para erguer objetos pesados. Na maneira maissimples, ela permite que, sem sair do lugar, uma pessoa mova um objeto numa direção com a ajuda de uma corda, que é puxada em outra direção mais cômoda.
Um exemplo prático de como funciona uma polia é bem simples: pegue dois cadarços de tênis (juntando-os bem firme), ou uma corda de varal, e dois cabos de vassoura. Em seguida, chame dois amigos que julguem fortes e peça a um deles que segure umcabo de vassoura com as duas mãos e que o outro faça o mesmo diante do primeiro. Com os cadarços amarrados, dê varias voltas envolvendo os dois cabos até deixar um pedaço de cadarço livre para puxar. Em seguida peça para puxarem os cabos enquanto você sozinho puxa o cadarço tentando junta-los. Quem parece ser mais forte? Por meio desse experimento, podemos fazer uma analogia com as polias, pois aforça que você exerceu para puxar é muito pequena em relação ao maior número de voltas dadas no cabo de vassoura. Ou seja, Os cabos e os cadarços são similares a um sistema de polias por multiplicarem a força que você aplicou de acordo com o número de voltas dadas no cadarço. Esse sistema de polias mais complexo é denominado talha. A talha consiste em polias fixas e móveis que diminuem a forçanecessária para erguer objetos.
As polias podem ter eixo fixo (polias fixas) ou ter eixo deslocável (polias móveis). O papel de uma polia fixa é semelhante ao de uma alavanca interfixa, e o papel de uma polia móvel é semelhante ao de uma alavanca inter-resistente. Vamos sempre considerar a polia ideal, isto é, sua massa é nula e não existe atrito entre a polia e o seu eixo

Polia fixa

Considereuma polia fixa em equilíbrio. Vamos supor que o fio que a envolve seja ideal, isto é, perfeitamente flexível, inextensível e de massa nula. No fio ideal, a força de tração tem a mesma intensidade em todos os pontos. Assim, a carga fica sob ação das forças FR, que é seu peso, e a força de tração do fio, cuja intensidade é igual a Fp.
Impondo o equilíbrio resulta: Fp = FR

Isto é, na poliafixa, a força potente tem a mesma intensidade da força resistente.

A vantagem mecânica (VM) de uma máquina simples é o quociente entre as intensidades das forças resistentes (FR) e potente (Fp):




A vantagem mecânica da polia fixa é igual a 1, pois FR= Fp. Isso significa que o uso de uma polia fixa não reduz o valor da força potente. Portanto, a importância da polia fixa está no fato de elapermitir a aplicação de forças em direções e sentidos convenientes.
Por exemplo, se quiser erguer uma carga até certa altura, você pode utilizar uma polia fixa. Ela permite aplicar uma força de cima para baixo, o que é mais confortável do que aplicar uma força de baixo para cima, caso não houvesse a polia.

Polia móvel

Considere uma polia móvel. Vamos admitir que ela e o fio que a envolvesejam ideais. Estando em equilíbrio, a intensidade da força potente é igual a metade da intensidade da força resistente, isto é:


De fato, isolando a polia e impondo o equilíbrio vem:






A vantagem mecânica de uma polia móvel é igual a 2:






Portanto, a função da polia móvel é diminuir a intensidade da força potente a ser utilizada para equilibrar a força resistente.Associações de polias

Associação de uma polia fixa com uma polia móvel
Neste tipo de associação, pode-se mudar convenientemente a direção da força potente.
Além disso, a intensidade da força potente é reduzida à metade da intensidade da força resistente.

Associação de n polias fixas com n polias móveis

Vamos analisar a associação de 3 polias fixas com 3 polias móveis .Vamos considerar...
tracking img