Reengenharia e Beckmarking

2580 palavras 11 páginas
REENGENHARIA E BENCHMARKING

INTRODUÇÃO As duas últimas décadas foram marcadas por novos modelos organizacionais que aconteceram diante deste novo cenário internacional. Estes modelos foram introduzidos para ajustar as organizações à nova economia global, num ambiente muito mais dinâmico e complexo, onde as mudanças ocorrem com maior velocidade e a participação do indivíduo torna-se essencial. Para atender as necessidades de transformações foram introduzidas algumas ferramentas gerenciais utilizadas na busca da maximização da competitividade, incluindo qualidade e produtividade.
Neste trabalho iremos apresentar essas ferramentas, nas quais se destacam: Reengenharia e Benchamarking.

”Começar de novo, esquecer o que existe abandonar os procedimentos consagrados em uma empresa e criar novos, absolutamente novos.” (ARAUJO, 2001)
Reengenharia e Benchmarking são conhecidos como modernas tecnologias.Sua utilização no Brasil se tomou fundamental a partir da última década do século passado. Essas tecnologias se juntam a outras tecnologias que vão surgindo rapidamente e tudo isso em função do crescimento da informação, que proporcionou a introdução de novas ações organizacionais.
A reengenharia é um método de gestão empresarial que pretende incorporar de forma consciente as vantagens trazidas pela tecnologia da informação. Pretende assim romper com que está estabelecido na administração do trabalho e que é fruto das experiências da revolução industrial.
“Repensar fundamental e reestruturação radical dos processos empresariais que visam alcançar drásticas melhorias em indicadores críticos e contemporâneos do desempenho (custos, qualidade, atendimento, velocidade)”. (CHAMPY E HAMMER, 1994)
Benchmarking é um processo contínuo de comparação de produtos, serviços e práticas empresariais entre os mais fortes concorrentes ou empresas que são reconhecidas como lideres.
”O benchmarking é um processo de aprendizado contínuo onde as partes

Relacionados