Reem koolhas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (880 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Reem Koolhaas

Remment Lucas Koolhaas, mais conhecido como Rem Koolhaas, nascido em Roterdão, 17 de Novembro de 1944 é um arquitecto, teórico da arquitetura holandesa. É professor de Arquiteturae Desenho Urbano na Universidade Harvard.
Koolhaas estudou na Academia holandesa de Cinema e Televisão, em Amsterdam. Em 1968 começou a estudar arquitetura, na Architectural Association School ofArchitecture, em Londres. Em 1972 prosseguiu seus estudos na Cornell University em New York.

Começou a chamar a atenção do público e da crítica a partir de 1975, quando, juntamente com os arquitetosMadelon Vriesendorp (sua esposa), Elia Zenghelis e Zoe Zenghelis fundou em Londres, o OMA - Office for Metropolitan Architecture 

posteriormente, a sua contraparte orientada para a pesquisa, aAMO,atualmente baseada em Rotterdam. Mais tarde, juntaram-se a eles Zaha Hadid, uma das alunas de Koolhaas, e outros parceiros como a Columbia Laboratory for Architectural Broadcasting.

Um dosprimeiros trabalhos que iria marcar a diferença do grupo do então dominante "classicismo pós-moderno" do final dos anos 1970, foi a contribuição para a Bienal de Veneza de 1980, sob a curadoria de PaoloPortoghesi, denominada "Presença do Passado". Cada arquiteto tinha que projetar uma rua interna típica para uma "vila de Potemkin" - uma espécie de vila cenográfica - e o esquema do OMA foi a únicaproposta modernista.

Outros projetos recebidos com reservas, embora não construídos, incluem a proposta para o Parc de la Villette, Paris (1982), e a residência do Presidente da Irlanda (1981)
O primeirogrande projeto do OMA a ser construído foi Kunsthal, em Rotterdam (1992), que expressava uma tentativa de colocar em prática vários dos achados de Koolhaas, contidos no seu livro Delirious NewYork (1978)[1], escrito quando o arquiteto atuava como professor visitante no Institute for Architecture and Urban Studies em Nova York, dirigido por Peter Eisenman.

Casa da Música, Porto, 2005.
No...
tracking img