reeerereretttdsfgdfgdgdfgsdfdgfgd

345 palavras 2 páginas
Simulação de Circuitos Com Diodos – Trabalho em Dupla
Disciplina: Eletrônica I
Professor: Cláudio Henrique Gomes dos Santos, Mcs. (claudiosantos@div.cefetmg.br)
1) Simulações em PSpice:
a. Utilizando o modelo de diodo 1N4148, obtenha a sua curva característica conforme a Fig.1.
Para a obtenção da curva característica do diodo 1N4148, primeiramente foi necessário montar um circuito contendo uma fonte de tensão de 5V, um resistor de 500Ω e o diodo conforme a figura abaixo.

Figura: Circuito para obtenção da curva característica do diodo.
Também foi necessário a configuração dos parâmetros de simulação, para isso foi preciso ir em Analysis, depois em Setup, em Setup, marque a opção DC Sweep e configure conforme a figura abaixo.

Figura: Configuração do Setup
Em seguida rode a simulação, a curva característica do diodo plotada pode ser visualizada abaixo.

Figura: Curva característica do Diodo 1N4148
Comparando a curva gerada com a curva característica do diodo ideal, percebemos que são bem próximas, ambas tem a corrente até 0 enquanto a tensão não atinge a queda do mesmo. Uma pequena diferença percebida é que a corrente real aumenta com o aumento da tensão.
b. Para o mesmo diodo, monte um circuito e obtenha uma resposta que corresponda com o modelo para pequenos sinais, como mostrado na Fig. 2.

Para o modelo de pequenos sinais montamos um circuito com um fonte de tensão fixa, uma fonte senoidal com frequência de 60hz, vampl de 1V e ac de 5V e dc de 0V, um resistor de 10k e o diodo 1N4148, conforme a figura abaixo.

Figura: Circuito para pequenos sinais

Para este circuito utilizamos as mesmas configurações para simulação da letra a e a curva pode ser visualizada na imagem a seguir.

Figura – Curva característica para pequenos sinais

O circuito para pequenos sinais possui uma corrente muito menor para a mesma tensão do que o circuito realizado na letra a. A curva deste se difere um pouco do diodo ideal, possui uma queda de tensão

Relacionados