Redes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3548 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução
Dirigir afeta constantemente nossa posição. Assim, a necessidade por informação acerca de localização, dados de tráfico, rotas e outras informações é, também, constante.
VANETs (Veicular Ad Hoc Networks) são redes móveis onde são estabelecidas comunicações intra-carros, também conhecida como IVC (Inter-Vehicle ommunication), ou entre os carros e a “estrada”, também conhecida comoRVC (Road Vehicle Communication). Os principais objetivos com as aplicações VANET visam: segurança em rodovias, informações sobre condições de tráfego e entretenimento. VANET está compreendida no campo das MANET (Mobile Ad Hoc Networks) com a limitação inerente a própria topologia de movimentação dos veículos, os quais “obedecem” a uma malha viária pré-existente e conhecida, fazendo com que o espaçoque a rede pode chegar seja limitado a essas vias, o que não ocorre necessariamente com as MANET, visto que alguém pode chegar ao topo da Pedra da Gávea, por exemplo, carregando um notebook, mas não pode chegar lá de carro.
O grande desafio desta rede inclui todos os obstáculos que uma rede sem fio móvel deve superar, somando a isso as características específicas da comunicação, tais como o tempode comunicação muito pequeno entre os carros. Algumas propostas baseadas em modelos de comunicação 802.11 têm sido apresentadas.
O presente trabalho tem como objetivo apresentar as principais características físicas das redes VANET (propostas utilizadas atualmente), os protocolos utilizados para a comunicação e fazer uma análise das questões de segurança envolvidas.
1.1. Motivação
VANETs vemsendo um tópico bastante estudado na comunidade científica e mobiliza um workshop internacional desde 2004, sendo, também, de grande interesse de grandes montadoras.
A principais motivações das VANETs são segurança, eficiência e conforto, que podem ser melhor compreendidas quando analisando algumas principais aplicações:
- Detecção de congestionamento;
- Detecção de condições da estrada;
- Detecção deacidentes;
- Detecção de semáforos;
- Detecção de veículos de emergência;
- Detecção de desaceleração do tráfego;
- Detecção de fronteiras;
- Fiscalização;
- Cobranças automáticas;
- Assistência;
- Entretenimento;
A parte comercial é algo sempre bem vista em tudo que está sendo desenvolvido. Com as VANET não é diferente, a possibilidade de anúncios, propagandas é um atrativo visto pelas empresas,e por que não pelos usuários.
Assim, aa questões de segurança na qual VANETs podem ser empregadas chamam a atenção: controle de tráfego, aviso de acidente, condições de pista são apenas umas das aplicações na área de segurança. Caso um caminhão de óleo tombe na pista, por exemplo, além do próprio acidente do caminhão outros podem ocorrer devido ao óleo derramado, tudo isso seria avisado aosmotoristas podendo assim evitar um transtorno ainda maior, e além disso os próprios encarregados da segurança da via, paramédicos, resgate, guincho, polícia poderiam ser avisados mais rapidamente.
1.3. Caracterização
Numa rápida caracterização das VANETs, será utilizada uma comparação com MANETs, as redes ad-hoc móveis.
1.3.1 MANETs e VANETs
As MANETs, ou redes ad-hoc móveis, são redes ad-hoc queconsideram um posicionamento e volatilidade arbitrários dos nós. Como um caso específico de MANET, a VANET possui algumas características, principalmente positivas, que não são encontradas nas MANETs. Algumas dessas carcterísticas seriam:
- Melhor previsão do posicionamento dos nós na rede, uma vez que veículos devem seguir em ruas, avenidas e rodovias;
- Eliminação do problema de aproveitamento deenergia, já que os energia não é um fator crítico em automóveis, como pode ser em outros tipos de sensores.
Mas, assim como as MANETs, as VANETs devem ser auto organizáveis e auto gerenciáveis, requerendo uma rede de controle descentralizada. Mas, requisitos de tempo e confiança podem, de certa forma, tornar esse gerenciamento um pouco mais complexo.
2. Tecnologia
2.1. Protocolos
2.1.1 DSRC
A...
tracking img