Redes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2728 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO
LISTA DE FIGURAS E TABELAS 1
INTRODUÇÃO 2
PROTOCOLOS DE TRANSPORTE 3
PROTOCOLO TCP 3
Características 4
Segmentos TCP 5
PROTOCOLO UDP 7
Segmento UDP 7
PROTOCOLOS DA CAMADA DE REDES 8
PROTOCOLO ICMP 8
PROTOCOLO IP 9
Pacote ou Datagrama IP 10
PROXY 11
GATEWAY 12
CONCLUSÃO 13
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 14

LISTA DE FIGURAS E TABELAS
* Figura 1:Representação da relação entre a camada de rede e a camada de transporte. Localizada na página 3;
* Figura 2: Formato do segmento TCP. Localizada na página 5;
* Figura 3: Divisão de uma mensagem em segmentos com a respectiva identificação da sequência. Localiza na página 6;
* Figura 4: Formato do Segmento UDP. Localizada na página 7;
* Figura 5: Formato do Pacote IP. Localizada na página 10;* Tabela 1: Detalhes dos campos do segmento TCP. Localizada na página 6;
* Tabela 2: Detalhes dos campos do segmento UDP. Localizada na página 8.

INTRODUÇÃO
A cada dia que passa as redes de computadores evoluem e passam a se fazer presente no cotidiano das pessoas seja no trabalho ou até mesmo em casa. Então, para que seja possível a implementação de uma rede, isto é, a comunicaçãoentre dispositivos, necessita-se de algumas ferramentas.
Na construção de uma rede é utilizado um conjunto de softwares e hardwares com o objetivo de estabelecer a comunicação entre os equipamentos. Algumas ferramentas que são importantes nesse contexto são, por exemplo, o gateway e alguns protocolos das camadas do modelo OSI.
Neste trabalho encontrar-se-á descrições sucintas dos componentescitados acima, que muitas pessoas já viram, utilizam bastante, mas que não sabem exatamente suas funções e sua importância no contexto geral de uma rede de computadores seja esta simples, local, ou abrangente como a internet.



PROTOCOLOS DE TRANSPORTE
Em uma mesma máquina, os protocolos da camada de transporte podem gerenciar várias requisições ao mesmo tempo, isto é, vários aplicativosque estão sendo executados, em um único computador, podem enviar e receber pacotes independentemente. Esse gerenciamento de pacotes pode ser realizado pelos protocolos TCP ou UTP, dependendo do tipo de serviço de comunicação a ser utilizado.
Na comunicação entre computadores, a camada de rede é responsável por transportar os dados entre o computador transmissor e o computador receptor, por isso,os protocolos dessa camada, como o protocolo IP, utiliza o endereço IP para identificar qual é o computador de destino dos pacotes de dados. Enquanto isso, a camada de transporte realiza o transporte de dados dentro de único computador, entregando e recebendo os dados dos aplicativos que estão sendo utilizados. Dessa forma, os protocolos TCP e UTP, que são exemplos de protocolos da camada detransporte, utilizam o endereço das portas para saberem qual é o aplicativo de destino. Observe a figura 1 abaixo:

Figura 1: Representação da relação entre a camada de rede e a camada de transporte.
Fonte: MENDES, 2007, p. 252.
PROTOCOLO TCP
O protocolo TCP visa estabelecer uma comunicação confiável ponto a ponto entre um computador transmissor e um computador receptor. Dessa forma, ele éconsiderado um computador orientado à conexão.
Como foi dito anteriormente, o protocolo TCP utiliza o endereço das portas para identificar os destinos dos pacotes de dados, sendo que este é um endereço de um número inteiro de 16 bits que varia de 1 até 65536.
Características
É fato que o protocolo TCP realiza um serviço confiável na entrega de dados, isto é, garante integridade e sequenciamentocorreto na entrega de informações. Para que essa promessa seja cumprida, o protocolo realiza alguns processos. Os processos são: handshake, o controle de sequências, o controle de fluxo e a correção de erros.
* Handshake
O processo de handshake, é o nome dado ao acordo realizado entre dois dispositivos ao se comunicarem a fim de estabelerecem normas de comunicação que permitam a correta...
tracking img