Redes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2293 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. COMO FUNCIONAM AS REDES DE CELULAR (GPRS, 3G E VOZ)

1. PRINCÍPIOS BÁSICOS DOS SISTEMAS CELULARES

Os sistemas de comunicação sem fio são formados basicamente por dois usuários – transmissor e receptor, dependendo do sentido em que viaja a informação -, cada um com os seguintes componentes:
- Microfone: converte o sinal de voz (de quem quer transmitir a informação) emsinais elétricos;
- Alto-falante: converte o sinal elétrico (vindo de quem transmite a informação) em sinal de voz (para o receptor ouvir a mensagem);
- Transmissor: envia os sinais gerados pelo microfone para o receptor;
- Receptor: recebe e entende os sinais enviados pelo transmissor e os envia ao alto-falante.
- Antena: Converte sinais elétricos em ondas de rádio,para enviar a informação pela atmosfera, ou faz a operação contrária para receber essas informações. É a alma da comunicação sem fio, por ser o aparelho capaz de se comunicar sem a necessidade de um contato físico.
Ondas de rádio são sinais eletromagnéticos capazes de levar dados de um ponto a outro de forma confiável e rápida.


8.1.1. 1G – PRIMEIRA GERAÇÃO


Toda acomunicação móvel era centralizada, tendo uma baixa capacidade de trafego e um alto custo. O sucesso avançou com a novidade que surgiu, que era realizar chamadas telefônicas longe de casa, em um aparelho sem fio, e em movimento. Era um sistema novo, pouco era falado e a aceitação no mercado foi baixa .
Em tudo que a humanidade se envolvia era feito sem a utilização desse sistema, fazendo pensar que essesistema não era tão importante, ou que não valesse o custo do investimento.
Nessa primeira geração foram feitos poucos esforços no sentido em implantar esse sistema em outros países.

8.1.2. 2G – SEGUNDA GERAÇÃO

Essa geração cresce no sentido de oferecer o que a primeira geração deixou a desejar. Uma característica que marcou essa geração é o uso da tecnologia digital, em vez daanalógica, com isso permitiu a integração com circuitos digitais, como os computadores em geral.

8.1.3. 3G – TERCEIRA GERAÇÃO

Enquanto na década de 80 realizar chamadas em telefones portáteis era o que se sonhava, há pouco tempo o que se espera é acessar a Internet através do celular.
É interessante perceber a dificuldade de se acessar a internet em um lugar qualquer, sem um canal de internetdisponível. Mesmo com um computador portátil, é necessário um ponto de acesso à rede. Com a criação do acesso banda larga á internet através do telefone celular, esse serviço pode ser adaptado para ser usado por um computador. Essa nova geração evoluiu no sentido de oferecer trafego em alta velocidade para que o acesso a internet com boa velocidade fosse alcançado. Com esse sistema de altavelocidade, diversos outros serviços passam a ter alta qualidade, como o envio de imagens, vídeos conferencias, etc.

2. COMUTAÇÃO DE CIRCUITOS E COMUTAÇÃO DE PACOTES

A comunicação através de comutação de circuitos é feita basicamente da seguinte forma: uma conexão entre as duas entidades comunicantes é alocada, de forma a estar sempre disponível; a comunicação é feita, então, de formaininterrupta.
Na comunicação por comutação de pacotes, a origem envia uma informação para a rede dentro de um pacote, que leva o endereço de destino no seu cabeçalho. O pacote é então transmitido pela rede, que é responsável por escolher o melhor caminho até o destino.
A internet é baseada na comutação de pacotes, enquanto o sistema GSM foi inicialmente estruturado na forma decomutação de circuitos. A rede GPRS tem o objetivo de se comunicar por comutação de pacotes com a rede GSM. Os outros componentes da rede GSM, implementados na geração 2G, continuaram utilizando a comutação de circuitos

3. TECNOLOGIA GSM – GLOBAL SYSTEM FOR MOBILE


Possibilitou o desenvolvimento de vários serviços que não eram possíveis com as outras tecnologias, na sua primeira...
tracking img