Redes wifi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1290 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de Redes II


09 de Outubro de 2012

1- Defina os tipos de problemas gerados em uma comunicação sem fio
Perda de potência: Todo sinal elétrico que se propaga em um meio, independente de qual seja esse meio, sofre uma perda na sua amplitude, ou seja, perde potência. Porém essa perda de potência pode ser compensada com uso de equipamentos tais como amplificadores de RF que amplificamo sinal. O uso de fontes de potência externas para amplificar o sinal é um processo ativo. Ganho de potência também pode ser obtido por processos passivos, tais como reflexão do sinal. Quando o sinal se propaga em um meio, pode haver reflexão do mesmo, essa reflexão pode ser entendida como um desdobramento do sinal original em sinais de menor amplitude que se somam ao sinal original aumentandoseu ganho.
Sombreamento: Os caminhos de transmissão entre um transmissor e um receptor são muitas vezes bloqueados por montanhas, prédios, outdoors e por mobílias e paredes em ambientes fechados. A variação de sinal aleatória causada pela obstrução destes objetos é chamada de sombreamento. Medidas em vários ambientes indicam que a potência, medida em decibels (dB), recebida sujeita a sombreamento adistribuição Gaussiana normal, com a média determinada pela perda de percurso e o desvio padrão variando de 4 a 12 dB, dependendo do ambiente.
Multipercurso: o desvanecimento multipercurso pode ser definido como uma decomposição do sinal original após passar por obstáculos e sofrer efeitos como a difração, a reflexão e o espalhamento, resultando na chegada de diversas frentes de onda, deslocadasno tempo, ao receptor.
Interferência: Canais de comunicação sem fio sofrem interferência das mais diversas fontes. A fonte principal de interferência em um sistema de celular é o reuso de freqüência, onde as freqüências são reutilizadas em localizações espacialmente separadas para aumentar a eficiência espectral. Interferência por reuso de freqüências pode ser diminuído pela detecção demultiusuários, antenas direcionais e alocação dinâmica de canais, o que aumentaria a complexidade do sistema.

2- Descreva os elementos de rede e como funcionam (IEEE 802.11)
a) Ponto de acesso: Access Point (Ponto de Acesso) é um dispositivo em uma rede sem fio que realiza a interconexão entre todos os dispositivos móveis. Em geral se conecta a uma rede cabeada servindo de ponto de acesso para uma outrarede, como por exemplo a Internet. Estes pontos de acesso precisam implementar a segurança da comunicação entre eles e os dispositivos móveis que estão em contato. No caso do Wi-Fi, isso foi inicialmente tentado com o WEP que atualmente é comprometido facilmente.
b) Adaptador de rede: Uma placa de rede (também chamada adaptador de rede ou NIC) é um dispositivo de hardware responsável pelacomunicação entre os computadores em uma rede. A placa de rede é o hardware que permite aos computadores conversarem entre si através da rede. Sua função é controlar todo o envio e recebimento de dados através da rede. Cada arquitetura de rede exige um tipo específico de placa de rede; sendo as arquiteturas mais comuns a rede em anel Token Ring e a tipo Ethernet. Além da arquitetura usada, as placas derede à venda no mercado diferenciam-se também pela taxa de transmissão, cabos de rede suportados e barramento utilizado (On-Board, PCI, ISA ou Externa via USB). As placas de rede para Notebooks podem ser on-board ou PCMCIA.

3- Descreva oito serviços ligados ao padrão 802.11
1- 802.11a
Chega a alcançar velocidades de 54 Mbps dentro dos padrões da IEEE e de 72 a 108 Mbps por fabricantes nãopadronizados. Esta rede opera na frequência de 5,8 GHz e inicialmente suporta 64 utilizadores por Ponto de Acesso (PA). As suas principais vantagens são a velocidade, a gratuidade da frequência que é usada e a ausência de interferências. A maior desvantagem é a incompatibilidade com os padrões no que diz respeito a Access Points 802.11 b e g, quanto a clientes, o padrão 802.11a é compatível tanto...
tracking img