Redes wan

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1262 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Redes Wan (http://fatosdigitais.wordpress.com/2007/07/24/redes-wan-basico/
WAN – Wide Area Network. É uma rede de comunicação de dados que cobre uma área geográfica relativamente extensa e que oferece transmissão de dados providas por operadoras, como empresas de telefonia.
As tecnologias WAN geralmente funcionam nas três primeiras camadas do modelo OSI: física, enlace e rede.
REDE – X.25, PLPENLACE – LAPB, FRAME-RELAY, HDLC, PPP, SDLC
FISICA – X.21, EIA/TIA 232, EIA/TIA-449, V.24, V.35, HSSI, G.703, EIA-530
Links ponto-a-ponto
Prover um link ponto-a-ponto simples, uma rota de comunicação WAN pré-estabelecida pelas premissas do consumidor através de uma portadora de rede, como uma empresa de telefonia, para uma rede remota. Linhas ponto-a-ponto são geralmente alugadas de umaportadora, também chamadas de linhas alugadas ou privadas. Para uma linha ponto-a-ponto a operadora fornece um par de fios e fornece o hardware para sua linha somente. Os circuitos são precificados baseado na largura de banda e distância entre os pontos conectados. Links ponto-a-ponto são mais caros do que serviços compartilhados como frame-relay.
Comutação de circuitos
Conexão de dados sob circuitoscomutados pode ser iniciada quando necessário e terminada quando a comunicação estiver concluída. Semelhante a um telefone. ISDN (Integrated Services Digital Network) é um exemplo de comutação de circuitos. Quanto um roteador tem um dado a ser enviado a um local remoto, o circuito comutado é iniciado com o número do circuito da rede remota. Quando as duas redes são conectadas e autenticadas, elespodem transmitir dados e, quando concluída a transmissão a chamada é encerrada.
Comutação de pacotes
A comutação de pacotes é uma tecnologia WAN em que os usuários compartilham recursos comuns da operadora. Permite uso mais eficiente da infra-estrutura, o custo para o consumidor é mais baixo do que nas linhas ponto-a-ponto. Numa configuração de comutação de pacotes, as redes têm conexões para arede da operadora, e muitos consumidores podem compartilhar a mesma conexão. A portadora pode criar circuitos virtuais entre localidades dos consumidores pelos quais os pacotes de dados serão entregues um ao outro através da rede da operadora. A rede da operadora que é compartilhada é geralmente chamada de nuvem.
As conexões virtuais entre as localidades dos clientes são chamadas de circuitosvirtuais.
Como exemplos temos:
ATM (Asynchronous Transfer Mode), Frame Relay, SMDS (Switched Multimegabit Data Services), X.25.
Circuitos virtuais de WAN
Um circuito virtual é um circuito lógico criado numa rede compartilhada entre dois dispositivos de rede. Temos dois tipos de circuitos virtuais:
SVC (Switched Virtual Circuit)
PVC (Permanent Virtual Circuit)
SVC
São circuitos virtuais quesão dinamicamente estabelecidos sob demanda e encerrados quando a transmissão for concluída. A comunicação sob um circuito virtual é composta por três fases:
Estabelecimento do circuito – cria o circuito virtual entre os dispositivos de origem e destino;
Transferência de dados – transmissão de dados sobre o circuito virtual
Encerramento do circuito – encerra o circuito entre os dispositivos deorigem e destino.
São usados nos casos em que a transferência de dados entre os dispositivos é esporádica, largamente porque circuitos virtuais aumentam a largura de banda usada devida para as fases de estabelecimento e encerramento do circuito, mas diminuem seu custo associado com a disponibilidade de circuito virtual constante.
PVC
É um circuito virtual estabelecido permanentemente que consisteem um modo: transferência de dados. São usados em situações onde a transferência de dados entre circuitos é constante. Diminuem a largura de banda associada às fases de estabelecimento e encerramento dos circuitos virtuais, aumentando o seu consumo devido à disponibilidade de um circuito virtual constante.
Os PVCs são configurados pela operadora sob necessidades dos clientes.
WAN DIALUP...
tracking img