Lipideos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3444 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O objetivo do trabalho é realizar um estudo sobre os lipídeos e as proteínas bem como suas composições e suas principais funções no nosso organismo. Os lipídeos, juntamente com as proteínas são componentes essenciais das estruturas biológicas e são distribuídos em todos os tecidos.
Os lipídeos são substâncias importantes para o nosso organismo e é caracterizada pela baixasolubilidade em água, porém solúveis nos solventes não polares. Os lipídeos de maior significado fisiológico são os ácidos graxos e seus ésteres, ao lado do colesterol e outros esteroides. Por outro lado, a ingestão de níveis adequados destes ácidos graxos têm um importante papel na prevenção e modulação de várias doenças. Comuns nas civilizações, como: doenças coronarianas, doenças autoimunes, câncer,artrite reumatoide e etc.
Assim conhecer os mecanismos bioquímicos envolvidos nos processos de absorção, digestão e metabolismo destes compostos é fundamental para a realização de uma dieta adequada.
As proteínas são moléculas orgânicas mais abundantes e importantes nas células e perfazem 50% ou mais de seu peso seco. São encontradas em todas as partes de todas as células, uma vez que sãofundamentais sob todos os aspectos da estrutura e função celulares.
Os seres vivos são constituídos por macromoléculas responsáveis pela maioria das funções vitais. Uma delas é a proteína que desempenham um papel importante no organismo através do colágeno, das miosinas, elastinas e outras substâncias que atuam como componente indispensável para a vida humana. Sua falta no organismo desenvolve doenças quelimitam a qualidade de vida dos indivíduos.


Lipídeos
Segundo MARZZOCO,Anita (Bioquímica básica. 1999), os lipídeos são um grupo heterogêneo de compostos mais relacionados por suas propriedades físicas do que suas propriedades químicas. Eles apresentam as propriedades comuns, de serem: relativamente insolúveis na água e solúveis nos solventes não polares, tais como: o méter, o clorofórmio eo benzeno. Assim, os lipídeos incluem: as gorduras, os óleos, os esteroides, as ceras e os compostos relacionados.
Os lipídeos são constituintes importantes da dieta não só pelos seus elevados valores energéticos, mas também pelas vitaminas lipossolúveis e ácidos graxos essenciais contidos na gordura dos alimentos naturais.
No organismo, a gordura serve como fonte eficiente de energia diretaquanto potencialmente quando armazenada no tecido adiposo. Serve como isolante da temperatura no tecido subcutâneo e ao redor de certos órgãos, e os lipídeos apolares atuam como isolantes elétricos que permitem a rápida propagação das ondas de despolarização ao longo dos nervos mielinizados.
Os lipídios da dieta são emulsificados no duodeno pela ação dos sais biliares. Os sais biliares são moléculasanfipáticas sintetizadas pelo fígado a partir do colesterol e temporariamente armazenados na vesícula biliar e liberados no intestino delgado após a ingestão de gorduras. A emulsificação é possível pela natureza anfipática dos sais biliares. A porção polar das moléculas de sais biliares, interagem com a água, enquanto o grupo não-polar interage com os lipídeos hidrofóbicos. Desse modo, oslipídios são finamente dispersos no meio aquoso.

Os lipídios podem ser classificados como:
1- Lipídeos simples: São ésteres de ácidos graxos com Vários álcoois.
- Gorduras: são ésteres de ácidos graxos com glicerol. A gordura no estado liquida é conhecida como óleo.
- Ceras: São ésteres de ácidos graxos com álcoois monohidroxílicos de peso moleculares mais elevados
2- Lipídeos complexos: Sãoésteres de ácidos contendo outros grupos além de um álcool e de um ácido graxo. Por exemplo, os fosfolipídeos que são lipídeos que contêm, além de ácidos graxos e um álcool, um resíduo de ácido fosfórico.
- Glicolipídeos: São lipídeos que contêm um ácido graxo esfigosina e carboidrato.
- Outros lipídeos complexos: São lipídeos tais como sulfolipídeos e aminolipídes. As lipoproteínas também podem...
tracking img