Redes vpn

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1570 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro Universitário de Belo Horizonte – UNI-BH

REDES VPN


Belo Horizonte
2012

Sumário
Conteúdo
1. INTRODUÇÃO 3
2. DEFINIÇÃO / Estrutura do trabalho 4
3. CONCLUSÃO 9
4. referências 10

1.
INTRODUÇÃO
A idéia de utilizar uma rede pública como a Internet em vez de linhas privativas para implementar redes corporativas é denominada de Virtual Private Network (VPN) ou RedePrivada Virtual. As VPNs são túneis de criptografia entre pontos autorizados, criados através da Internet ou outras redes públicas e/ou privadas para transferência de informações, de modo seguro, entre redes corporativas ou usuários remotos.
A segurança é a primeira e mais importante função da VPN. Uma vez que dados privados serão transmitidos pela Internet, que é um meio de transmissão inseguro,eles devem ser protegidos de forma a não permitir que sejam modificados ou interceptados.
Outro serviço oferecido pelas VPNs é a conexão entre corporações (Extranets) através da Internet, além de possibilitar conexões dial-up criptografadas que podem ser muito úteis para usuários móveis ou remotos, bem como filiais distantes de uma empresa.
Uma das grandes vantagens decorrentes do uso das VPNs éa redução de custos com comunicações corporativas, pois elimina a necessidade de links dedicados de longa distância que podem ser substituídos pela Internet. As LANs podem, através de links dedicados ou discados, conectar-se a algum provedor de acesso local e interligar-se a outras LANs, possibilitando o fluxo de dados através da Internet. Esta solução pode ser bastante interessante sob o pontode vista econômico, sobretudo nos casos em que enlaces internacionais ou nacionais de longa distância estão envolvidos. Outro fator que simplifica a operacionalização da WAN é que a conexão LAN-Internet-LAN fica parcialmente a cargo dos provedores de acesso.


2. DEFINIÇÃO / Estrutura do trabalho
Aplicações para redes privadas virtuais
Abaixo, são apresentadas as três aplicações ditasmais importantes para as VPNs.
ACESSO REMOTO VIA INTERNET
O acesso remoto a redes corporativas através da Internet pode ser viabilizado com a VPN através da ligação local a algum provedor de acesso (Internet Service Provider - ISP). A estação remota disca para o provedor de acesso, conectando-se à Internet e o software de VPN cria uma rede virtual privada entre o usuário remoto e o servidor deVPN corporativo através da Internet.
Figura 2.1, ilustra a ligação de redes corporativas atraves da internet via acesso remoto.

Figura 2.1 – Exemplo de conexão de acesso remoto via internet.
FONTE: Rede privada virtual – VPN, RNP (rede nacional de ensino e pesquisa), 1998.
CONEXÃO DE LANS VIA INTERNET
Uma solução que substitui as conexões entre LANs através de circuitos dedicados delonga distância é a utilização de circuitos dedicados locais interligando-as à Internet. O software de VPN assegura esta interconexão formando a WAN corporativa.
A depender das aplicações também, pode-se optar pela utilização de circuitos discados em uma das pontas, devendo a LAN corporativa estar, preferencialmente, conectada à Internet via circuito dedicado local ficando disponível 24 horas pordia para eventuais tráfegos provenientes da VPN.

Figura 2.2, ilustração de uma rede VPN ligada através de conexão lan pela internet.

Figura 221 – Exemplo de conexão de rede VPN via lan através da internet.
FONTE: Rede privada virtual – VPN, RNP (rede nacional de ensino e pesquisa), 1998.
CONEXÃO DE COMPUTADORES NUMA INTRANET
Em algumas organizações, existem dados confidenciais cujoacesso é restrito a um pequeno grupo de usuários. Nestas situações, redes locais departamentais são implementadas fisicamente separadas da LAN corporativa. Esta solução, apesar de garantir a "confidencialidade" das informações, cria dificuldades de acesso a dados da rede corporativa por parte dos departamentos isolados.
As VPNs possibilitam a conexão física entre redes locais, restringindo acessos...
tracking img