Redes unix

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 32 (7864 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Veiga de Almeida

Redes Locais

Unix
x
Windows NT

Prof. Lemos Marcelo Palmieri Martins
Mat.: 93100046-6

Sumário

Introdução

1. Tipos de Aplicações
2. Topologia
2.1. Topologia em Estrela
2.2. Topologia em Anel
2.3. Topologia em Barra
2.4. Outras Topologias
2.5 Quadro Comparativo das Diversas Topologias
3. Servidores
3.1. Servidores de Arquivos
3.2.Servidor de Impressão
3.3. Servidor de Comunicação
3.4. Servidor Gateway
3.5. Servidor de Rede
3.6. Servidor de Teletex
4. Arquitetura de Protocolos
4.1. Visão Geral do Modelo ISO OSI
4.2. Nível Físico (ou Camada)
4.3. Nível de Ligação
4.4. Nível de Rede
4.5. Nível de Transporte
5. Meios de Transmissão
5.1. Par Trançado
5.2. Cabo Coaxial
5.3. Firas Óticas
5.4. OutrosMeios de Transmissão
5.5. Quadro Comparativo dos Meios de Transmissão
6. Interligando Segmentos de Rede Local
6.1. Repetidores
6.2. Pontes
6.3. Roteadores
6.4. Gateways
7. Windows NT
8. Unix
9. Unix x Windows NT

Bibliografias

Introdução

Uma rede local pode ser distinguida de uma outra através das aplicações pretendidas e serviços oferecidos, da topologia da rede, do meio detransmissão e da sua arquitetura de protocolo.
As Redes Locais foram desenvolvidas para das suporte a vários tipos de aplicações, incluindo entre elas: aplicações para transmissão de dados e/ou voz e/ou vídeo, comunicações entre terminais e computadores, comunicações entre computadores, controle de processos e automação de escritório, entre outras.
Qualquer que seja a aplicação, vários fatoresdevem ser levados em consideração, dentre eles: dispersão geográfica, ambiente de operação, número máximo de nós, separação máxima e mínima entre os nós, tempo de resposta, tipo de informação transmitida, tipo de interação entre dispositivos, taxa máxima de informação transmitida, confiabilidade exigida, tipo de tráfego (regular ou rajada) e outros fatores a cada aplicação.

1. Tipos deAplicações

As Redes Locais têm em geral três domínios de aplicações quanto a cobertura geográfica: uma única sala(por exemplo, para compartilhamento de dispositivos especiais entre vários computadores), dentro de um edifício(por exemplo, na integração de um serviço de escritório), ou mesmo uma área coberta por vários edifícios(por exemplo, um campus universitário, uma fábrica, ou uma pequena cidade). Adispersão geográfica, como veremos, é fundamental na escolha da topologia e meio de transmissão, sendo um fator importante também em alguns tipos de protocolo.
O ambiente de operação influencia também na escolha do meio de transmissão e topologia. Ambientes ruidosos e com problemas de segurança têm requisitos mais fortes quanto a escolha. A ocorrência de erros devido a ruídos exigirá também dosprotocolos mecanismos de detecção e recuperação, em alguns casos.
O número máximo de nós, a separação máxima e mínima entre nós e a taxa máxima de informação transmitidas também influenciam na escolha do meio de transmissão e da topologia da rede. Em alguns tipos de topologia a ligação ao meio de transmissão é outro fator limitante ao número de nós que uma rede pode suportar à separação máximae mínima entre eles. A escolha do protocolo de acesso é também diretamente influenciada por estes fatores. Alguns protocolos, por exemplo, levam em conta a distância máxima entre nós para seu perfeito funcionamento.
A exigência de tempo de resposta máximo limitado bem como o tipo de tráfego exigido será de fundamental importância na escolha do protocolo de acesso. Para aplicações de controle deprocessos e outras aplicações em tempo real, a garantia de tempo de resposta limitado é uma característica desejável. Infelizmente, em qualquer aplicação existe sempre uma possibilidade de um erro de transmissão, que causará uma não limitação no tempo de resposta em qualquer caso. Em muitas aplicações entretanto, é importante que este problema não seja causado pelo tipo de protocolo utilizado....
tracking img