Sistema operacional unix

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6138 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Unix

O Unix é um sistema operacional multitarefa e multiusuário, disponível para diversas plataformas de hardware.

A história do Unix começou no final da década de 1960 e início de 1970, em uma época em que os computadores eram grandes, caros e de difícil acesso a pessoas comuns. Havia poucos computadores e vários pesquisadores necessitando dos recursos destes para poderem dar andamentoaos seus trabalhos, e os sistemas operacionais da época não satisfaziam às necessidades desses profissionais. Era então, imprescindível desenvolver um sistema operacional multiusuário, multitarefa, que pudesse ser convertido para diferentes plataformas de hardware.

O Unix é um sistema operacional multiusuário, pois permite que vários usuários utilizem o mesmo computador ao mesmo tempo, por meiode terminais remotos, e também um sistema operacional multitarefa, pois permite que vários programas sejam executados simultaneamente.

Além disso, o Unix apresenta uma vasta gama de possibilidades relacionadas à rede, como sistema de cota de disco, FTP, e-mail, WWW, DNS, possibilidade de diferentes níveis de acesso, de executar programas em background, etc.

Inicialmente o Unix foiescrito em linguagem Assembly, que varia muito de um computador para outro. A necessidade de converter o Unix para diversas plataformas de hardware levou à criação de uma linguagem de programação na qual qualquer programa pudesse ser convertido facilmente, com pouca ou nenhuma alteração, para qualquer uma das plataformas. Essa linguagem foi denominada C, que mesmo nos dias de hoje, continua moderna epoderosa. Logo o Unix foi reescrito em C e convertido para as mais diversas plataformas de hardware, sendo executado atualmente tanto em computadores de bolso como em supercomputadores.

No início, o UNIX era distribuído gratuitamente pela AT&T (empresa que o desenvolveu) para as universidades. Mais tarde, porém, percebendo o sucesso do Unix no meio comercial, a AT&T logo passou adisponibilizá-lo por um preço muito alto. Logo em seguida, departamentos de ciência da computação de diversas universidades no mundo inteiro começaram a desenvolver programas comerciais para o Unix, criando um grande número de usuários e desenvolvedores de utilitários e programas.

Entre os vários pesquisadores que desenvolveram o Unix, destaca-se o grupo da Universidade da California, em Berkeley,que em 1975 licenciou a versão 6 da AT&T, fez diversos aprimoramentos e relançou-o como Unix BSD. Conseqüentemente, os dois maiores centros de desenvolvimento do Unix são a AT&T e Berkeley.

Com o advento das workstations (estações de trabalho) na década de 80, surgiram muitas versões comerciais do Unix, como Sun OS e Solaris, da Sun Microsystems, AIX, da IBM, OSF/1 (hoje chamado dedigital Unix), da Digital, IRIX, da Silicon Graphics, e HP-UX, da Hewlett Packard.

Todas essas versões são baseadas nas versões da AT&T e de Berkeley, freqüentemente com muitos cruzamentos e acréscimos, resultando em uma confusão de versões do Unix, porém, em 1990, o IEEE (Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos) começou a desenvolver o padrão POSIX (Portable Operating SystemsInterface Unix) para uniformizar as características dos sistemas Unix.

Até meados da década de 80, o Unix ainda não possuia uma interface gráfica própria. Porém, com o advento do X Window System (sistemas de janela X), desenvolvido pelo MIT (Massachussets Institute Of Technology), ele passou a dispor de um sistema gráfico do tipo cliente-servidor e independente de arquitetura do computador.Em 1988, o controle do X Window System foi passado para o X Consorcium (Consórcio X), organização sem fins lucrativos criada para garantir a evolução do X.

UNIX é um dos mais importantes sistemas operacionais já desenvolvidos.

As raízes do UNIX datam dos meados dos anos 60, quando a AT&T, Honeywell, GE e o MIT embarcaram em um massivo projeto para desenvolvimento de um utilitário de...
tracking img