Redes sociais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1523 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Referencial Teórico

1.0 – Introdução

A vida em rede é hoje uma importante forma de expressar o interesse coletivo da vida cotidiana em diferentes sociedades e povos. As redes sociais também são ferramentas utilizadas pelos indivíduos como forma de interação nas relações que antes não eram cotidianas. Uma rede social é constituída de nós (indivíduos) conectados por laços sociais (WATTS,2003:75). Os conceitos abordados se referem as Redes Sociais, pesquisados nas seguintes fontes: Artigos, Periódicos Científicos e em sites direcionados ao assunto. As fontes abrangem o período de 2005 – 2010. Tendo como principais autores RECUERO, da Cunha, Raquel (Teorias das redes e redes sociais na internet), 2005. AGUIAR, Sonia (Redes sociais e tecnologias digitais de informação e comunicação),2006. ROSARIO, Magrani, Luciana (Redes sociais informais intraorganizacionais e a inovação), 2007.

2.0 – Definição das Redes Sociais

A rede social foi definida pelo matemático Euler que criou o primeiro teorema da teoria dos grafos, que é um conjunto de nós conectada por arestas formando se assim uma rede. Segundo Wellman (1999: 20-22) A análise Estrutural foi construída através de trêsgrandes tradições: a primeira, de origem britânica, desenvolveu antropologicamente o conceito de Rede Social. Nela, os teóricos britânicos realizaram, através de uma perspectiva estrutural-funcionalista, descrições da estrutura social, com um foco na maneira através da qual a cultura prescreve o comportamento considerado válido em grupos muito fechados; a segunda, mais centrada dos Estados Unidos,trabalha fundamentalmente na analise quantitativa e de escopo substantivo. O fundamento principal na teoria dos grafos vem dessa tradição, que buscou na matemática uma forma de analisar as redes sociais; a terceira foca na busca de explicações estruturais para os processos políticos. Já para o autor Tomaél, Alcará e Di Chiara, a rede que é uma estrutura não-linear, descentralizada, flexível, dinâmica,sem limites definidos e auto-organizável, estabelece-se por relações horizontais de cooperação. Costa et alii (2003, p.73) atestam que “é uma forma de organização caracterizada fundamentalmente pela sua horizontalidade, isto é, pelo modo de inter-relacionar os elementos sem hierarquia”.

Na era da informação, na qual vivemos, as funções e os processos sociais organizam-se cada vez mais em tornodas redes sociais. Isso se aplica em se tratando de qualquer tipo de mercado, seja ele o financeiro, o mercado da comunicação. A comunicação em rede tem se tornado um forte poder de critica.

3.0 – Função das Redes Sociais

Para Dixon (2000), o termo compartilhar tem dois significados: dar uma parte, o que requer generosidade, e ter em comum um sistema de crenças compartilhado. Para a autora,o termo compartilhar que nós usamos freqüentemente, quando falamos da troca de conhecimentos, pode parecer uma escolha de palavras um pouco estranhas, pois usualmente são utilizados termos como capturar, disseminar ou transferir. Mas a palavra certa nesse contexto é realmente compartilhar, que implica a idéia de dividir alguma coisa que possuímos. Nas palavras dos autores Tomaél, Alcará e DiChiara, as redes, dentro de um ambiente organizacional funcionam como espaços para compartilhamento. Espaços que podem ser tanto presenciais quanto virtuais, em que pessoas como os mesmos objetivos trocam experiências, criando bases e gerando informações relevantes para o setor em que atuam. Krogh, Ichijo e Nonaka (2001, p.159) o intercambio de idéias, opiniões e crenças propiciado pelas conversaspossibilita o primeiro e o mais importante passo para a criação do conhecimento: o compartilhamento do conhecimento tácito dentro da comunidade da rede.


Compreende-se que a função da Rede Social é disseminar a informação e o conhecimento, fazer com as pessoas troquem experiências aproximar pessoas e compartilhar experiências e aproximar as que estão distantes. A Rede é usada também para o...
tracking img