Redes sociais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3278 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

Sites como o Facebook e o Twitter estão por toda a parte, atualmente. Você ouve falar em tweets e em postar em murais e fica se perguntando se o mundo das redes sociais é para você. Este trabalho irá ajudar você a entender o que são redes sociais. Este relatório de pesquisa sobre as redes sociais visa apresentar a sua definição, a sua história, as suas principais utilidades, asprincipais redes e a sua aplicação na educação.
As redes sociais abrem caminho para novas possibilidades de trabalho colaborativo, onde as distâncias e as fronteiras deixam de ser um empecilho. Pessoas em diversas partes do mundo podem trocar ideias e saberes sem a necessidade de estar debaixo de um mesmo teto, possibilitando a construção de conhecimentos de forma coletiva. Além da colaboração, oacesso à informação é o diferencial da rede: pode-se encontrar na internet praticamente todo tipo de conhecimento, seja ele em texto, em áudio ou em vídeo. E de forma prática, toda essa informação adquirida repercute no meio social, como por exemplo, no auxílio à formulação de políticas públicas que beneficiem o próprio local, no fortalecimento das organizações sociais que atuam na região, nocampo da educação (onde ocorre uma mudança na forma de entender os processos de “aprender e ensinar”), e muito mais.
Desta forma, o acesso às redes sociais pode ser considerado como uma ferramenta cidadã para a mudança social, além de contribui para a transformação da realidade, não somente através do acesso à informação, mas também pela geração de novos conhecimentos e do uso que se dá a tudo isso.2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1. O QUE SÃO REDES SOCIAIS E PARA QUE SÃO USADAS?

Uma rede social é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que partilham valores e objetivos comuns. Uma das características fundamentais na definição das redes é a sua abertura e porosidade, possibilitando relacionamentos horizontais e nãohierárquicos entre os participantes. Redes não são, portanto, apenas outra forma de estrutura, mas quase uma não estrutura, no sentido de que parte de sua força está na habilidade de se fazer e desfazer rapidamente.
As Redes Sociais Virtuais são grupos ou espaços específicos na Internet, que permitem partilhar dados e informações, sendo estas de caráter geral ou específico, das mais diversas formas(textos, arquivos, imagens fotos, videos, etc.). Há também a formação de grupos por afinidade, formando comunidades virtuais, com ou sem autorização, e de espaços abertos ou não para discussões, debates e apresentação de temas variados (Comunidades, Fóruns, Twitter, Orkut, Facebook, etc).
No Brasil hoje as redes sociais são responsáveis por 62% do tráfego na internet brasileira e são uma dasprincipais formas de representação dos relacionamentos pessoais ou profissionais. As redes sociais mais populares no Brasil são: Orkut - rede social filiada ao Google, criada em 24 de Janeiro de 2004 com o objetivo de ajudar seus membros a criar novas amizades e manter relacionamentos; febre no Brasil apresenta os maiores índices de crescimento no número de usuários, e os usuários brasileiros representamquase 2/3 do total de usuários cadastrados no mundo; Flickr - site de hospedagem e partilha de imagens fotográficas (e eventualmente de outros tipos de documentos gráficos, como desenhos e ilustrações); Facebook - website de relacionamento social lançado em 04 de fevereiro de 2004, muito utilizado por estudantes universitários norte-americanos, vêm apresentando um índice de crescimentoconsiderável no Brasil, sendo utilizada para divulgação de perfis pessoais e profissionais; Twitter - rede social e servidor para microblogging que permite aos usuários que enviem e leiam atualizações pessoais de outros contatos; MySpace - rede social atualmente pertencente ao conglomerado; News Corporation - que permite a troca de informações entre seus usuários através de fotos, comentários; Blogs -...
tracking img