Redes multimidia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1130 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Pós Graduação INATEL/FECAP Turma 66 – Vivo RJ Novembro de 2010
Disciplina: RS118 – Redes Multimídia.

Prof. : Dr. José Marcos C. Brito Aluno:
Resolução de Lista de Exercícios.
____________________________________________________________

______________________________

Exercícios

1) O A tabela abaixo ilustra os instantes de transmissão e de recepção de pacotes de voz em uma redede comutação de pacotes. Preencher a terceira coluna da tabela com os instantes de entrega dos pacotes pelo dejitter buffer (playout time). O playout time deve ser fixado de modo a se obter o menor atraso possível, admitindo-se a perda de 1 pacote de voz entre os 10 recebidos.

Resposta: Utilizando a figura abaixo como um esquema ilustrativo:

Vimos que torna-se necessário um valor de playoutdelay time variável no dejitter buffer para provocar um playout time fixo conforme solicitado. Após simulação, o valor de playout time fixo que atende a perda de 1 pacote em 10, para os valores informados, é de 23.

Na simulação, foram testados valores valores fixos (de 0 a 24) de playout time na saída do dejitter buffer e realizada a comparação entre o instante de tempo do playout time final ea recepção observando a perda de pacote caso o instante de tempo do playout time seja maior que o instante de RX pelo dejitter buffer.

Abaixo, tabela final com os valores de playout time

Resultado da simulação de valores fixos para o playout time:

2) Uma estrutura composta de 20 slots de um feixe E1 (20 bytes) é transmitida por um circuito virtual em uma rede ATM utilizando-se acamada AAL1. A conexão ATM está emulando um circuito em modo estruturado. As células ATM são completamente equipadas, ou seja, transportam 46 ou 47 bytes de informação. Na célula de número N o valor do apontador foi 10, indique o valor do apontador para as células N+2 e N+4.

Resposta:

Para o quadro da subcamada AAL1, o ponteiro será indicado apenas nas células pares.
O quadro inteiro da célulaATM utiliza 53 Bytes, mas a sub-camada AAL1 utiliza 47 Bytes.
Quando o byte de ponteiro é utilizado, ele necessita de 1 Byte para ser indicado, sobrando portanto 46 Bytes para transporte de payload.

Logo, teremos a seguinte configuração para cada célula ATM:

Resposta: O valor do apontador para a célula N + 4 será 4

3) Um circuito virtual (com DLCI = 15) transporta sinais provenientesde três canais de voz. Os sub-canais associados aos canais de voz são: sub-canal 30, sub-canal 76 e sub-canal 72. Um quadro Frame-Relay contém um sub-quadro de cada canal de voz. Cada sub-quadro possui 128 octetos. Indique o conteúdo dos seguintes campos dos cabeçalhos de cada sub-quadro: EI, LI, CID, Payload Type e Payload Length.

Resposta:

4) Um transmissor está enviando um sinal de 8Mbps através do protocolo RTP. Este sinal está sendo enviado para 5 receptores. O tamanho médio do pacote RTCP enviado por cada receptor é de 100 bytes. Determine a taxa com que cada receptor pode gerar pacotes RTCP.

Resposta:

Pela definição do RTCP que é o protocolo de controle do RTPC, teremos sempre uma limitação do uso do RTP em 5 % da banda disponível (No caso 8 Mbps).

Logo, 5% de 8Mbps = 400 Kbps.

Também por definição do protocolo RTCP, teremos 75% da banda disponível alocada para recepção e os 25% restantes para a transmissão.

Assim:
75% de 400 Kbps = 300 Kbps = Taxa alocada para Recepção
25% de 400 Kbps = 100 Kbps = Taxa alocada para transmissão.

A taxa alocada para recepção é igualmente distribuída entre todos os receptores.
Como o numero de receptores éigual a 5, temos:

Taxa por Receptor = 300 Kbps / 5

Taxa por Receptor = 60 Kbps

5) Deseja-se estabelecer uma chamada telefônica utilizando-se de uma rede IP com a arquitetura H.323. Os telefones de origem e de destino estão conectados à rede telefônica tradicional (um em São Paulo e outro em Londres). O usuário do telefone chamador, em São Paulo, disca para um número 0800 associado a um...
tracking img