Redes-dns

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4946 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
3. Descrição de Sistema de Nomes de Domínio

O DNS é um serviço de resolução de nomes que resolve endereços amigáveis (como www.microsoft.com) em endereços IP (como 192.168.0.1).

Sistema de Nomes do Domínio (DNS) é um banco de dados hierárquico distribuído que mapeia nomes de hosts DNS a endereços IP. O DNS permite a localização de computadores e serviços usando nomes alfanuméricos maisfáceis de lembrar. O DNS também permite a localização de serviços de rede, como Servidores de E-mail e Controladores de Domínio no Active Directory®.

No DNS, os nomes de host residem em um banco de dados distribuído em múltiplos servidores, reduzindo a carga em um servidor e a capacidade para administrar esses sistemas de nomes. Além disso, como o banco de dados DNS é distribuído, o seu tamanho éilimitado e o funcionamento não sofre prejuízos quando servidores adicionais são adicionados.

O InterNIC é responsável por delegar responsabilidade administrativa de partes do espaço de nome do domínio e também por registrar nomes de domínio. Estes últimos são administrados através do uso do banco de dados distribuído e armazenados em Servidores de Nomes, localizados em toda a rede. Cada Servidorde Nomes contém arquivos de bancos de dados que possuem informações para uma região, domínio, etc, criando assim uma hierarquia.

Para obter mais informações sobre o InterNic:

http://www.internic.net

3.1 O Que é Espaço do Nome do Domínio?

[pic]

O Espaço de Nome de Domínio é uma árvore de nomes hierárquica que utiliza o DNS para identificar e localizar um host em um determinadodomínio, em relação à raiz da árvore. Os nomes no banco de dados DNS estabelecem uma estrutura lógica chamada Espaço de Nome de Domínio que identifica a posição de um domínio na árvore e em seu domínio superior. A conversão principal é simplesmente: para cada nível dedomínio, um ponto (.) é utilizado para separar cada descendente do subdomínio e do seu domínio de nível superior.

O Fully QualifiedDomain Name (FQDN) é o nome do domínio de DNS que indica com certeza a localização do host a que ele se refere e a sua localização no Espaço de Nome do Domínio.

3.1.1 Exercício 7: Como instalar o serviço de Servidor DNS?

Para adicionar um servidor DNS, você deverá instalar o serviço de DNS em um computador executando o Microsoft® Windows® Server 2003.

Antes de adicionar o serviço de ServidorDNS:

Verifique se a configuração IP no servidor está correta. Verifique se a configuração IP do servidor possui um endereço IP estático, uma máscara de sub-rede e um gateway padrão em ambiente roteado. Verifique se a conta do usuário tem as permissões corretas.

Para adicionar o serviço de Servidor DNS:

1. Inicie a sessão usando uma conta não administrativa.

2. Clique em Iniciar edepois em Painel de Controle.

3. Abra as Ferramentas Administrativas no Painel de Controle e clique com o botão direto do mouse em Gerenciar o Servidor, selecionando Executar como...

4. Selecione O seguinte usuário na caixa Executar como, insira uma conta de usuário e senha que tenha permissões apropriadas para realizar a tarefa e clique em OK.

5. Clique em Adicionar ou remover uma função najanela Gerenciar o Servidor.

6. Clique em Avançar na página Etapas Preliminares.

7. Selecione Servidor DNS no assistente e clique em Avançar.

8. Clique em Avançar na página Resumo das Seleções.

9. Insira o CD do Microsoft Windows Server 2003, se for solicitado.

10. Clique em Cancelar na página Bem-vindo ao Assistente de Configuração do Servidor DNS.

11. Clique em Concluir napágina Configurar o Servidor.

3.2 O que é uma consulta de DNS?

Uma Consulta é uma solicitação de resolução do nome enviado a um servidor DNS. Existem dois tipos de consulta: Recursiva e Iterativa.

3.2.1 Como funciona uma Consulta Recursiva?

[pic]

Uma Consulta Recursiva é uma solicitação de resolução ao Servidor DNS, no caso do cliente realizar a consulta diretamente no Servidor DNS....
tracking img