Webber vs marx

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (410 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Marx e Weber contribuiram para a Sociologia de várias formas. Uma contribuição importante são as suas diferentes abordagens às classes sociais e à desigualdade.

Karl Marx considerou a divisãosocial em classes relacionada com os meios de produção.

Ele enunciou a passagem de uma sociedade feudal baseada na agricultura, em que a classe proprietária das terras se diferenciava da classe doscamponeses, para uma nova sociedade em que, através da Revolução Industrial, a classe detentora do capital (proprietários das fábricas) se diferenciou dos operários das fábricas.

Outras pessoas,tais como escribas, operadores e serviços de informação e funcionários públicos, não contribuiam para a produção económica e eram, por isso, inúteis (não produtivos), e não constituiam classes.

MaxWeber, que escreveu entre um quarto a meio século mais tarde, considerava que, pelo contrário, as classes se basevam em três factores distintos: poder, riqueza e prestígio.

Na Sociologia de hoje,tendemos a considerar os mesmos três factores, embora os sociólogos Marxistas ainda enfatizem as relações entre estes três factores e os meios de produção (incluindo agora a produção de ideias einformação).

Para Weber, a sociedade tinha várias camadas e não apenas duas e para isso contribuiam outros factores importantes, para além do material.

Persiste, hoje em dia, uma tensão entreproprietários e trabalhadores, mas crescentes fatias da população encontram-se, actualmente, noutras situações laborais - operadores em informação, gestores, funcionários públicos, etc., o que significouum relativo declínio da luta entre patrões e trabalhadores.

Um estudante, numa aula, salientou que se Marx e Weber tivessem nascido hoje ou há vinte anos atrás, eles provavelmente teriam produzidoperspectivas e teorias muito diferentes, pois teriam socializado numa sociedade muito diferente da que existia nos anos entre 1850 e 1900.

Marx previu que ocorreriam revoluções em sociedades...
tracking img