Redes de computadores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 35 (8503 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 Introdução

Os termos interoperabilidade e interconectividade são bastante usados hoje em dia, e muitos ainda apontam que estas duas palavras serão essenciais no que se refere a computação dos anos 90, mas por quê?

A interconectividade refere-se a ligação física a ser estabelecida entre as partes que necessitam efetuar a comunicação, ou melhor, preocupa-se com as característicasfísicas, elétricas e mecânicas envolvidas neste processo de interligação.

Já o termo interoperabilidade, aponta para a capacidade de haver troca de informações entre as aplicações que estão sendo processadas nos computadores, e que estas informações possam ser utilizadas para se atingir objetivos comuns, como o trabalho cooperativo, integridade, segurança dos dados e independência de equipamentos.Para se usufruir da interconectividade e interoperabilidade torna-se necessário a adoção de padrões, coisas estas que até anteriormente não existiam, prova disso é que os fabricantes de hardware e desenvolvedores de software desenvolveram cada um o seu próprio conjunto de regras.

É em meio a este cenário que surge a necessidade de interligação de hardware e interoperação entre software. E épor isso que os termos interconectividade e interoperabilidade serão palavras chaves nos anos 90, pois existe uma real necessidade de interligar todo este aparato tecnológico existente e fazer com que seja realmente produtivo.

Com esta visão, os fabricantes e desenvolvedores já procuram trabalhar seguindo padrões sugeridos por orgãos internacionais como ISO, IEEE entre outros, atingindoassim, neste momento, um certo grau de interoperabilidade e interconectividade.

É claro que a interoperabilidade total está muito distante de ser conseguida. Para se atingir isto haveria a necessidade de que todos os fabricantes e desenvolvedores adotassem um mesmo padrão para seu hardware e software, ou então desenvolver algum produto que consiga comunicar-se com todos os padrões existentes.2Arquiteturas de redes

Uma grande variedade de arquiteturas de redes podem ser encontradas no mercado atualmente, e esta variedade acaba por tornar a interoperabilidade entre as aplicações mais difícil, visto que existem dificuldades no relacionamento entre elas.

Este estudo faz um levantamento de algumas das arquiteturas mais populares, buscando levantar os pontos comuns entre as mesmas, a fimde se obter subsídios para se atingir a interoperabilidade e interconectividade.

2.1 O modelo OSI - Open System Interconnection

Em 1977, o comitê técnico 97 da ISO (International Organization for Standardization), reconheceu a necessidade de padrões para redes de informações heterogêneas, e decidiu criar um novo subcomitê (SC16) para estudar este problema e apresentar soluções para ainterconexão dos mesmos ([TARO86], [ZIMM80], [REAR88] e [FOLT82]).

No final do estudo, chegou-se a um modelo denominado OSI (Open Systems Interconnection), que deveria garantir uma estrutura para a definição, desenvolvimento e validação de padrões na nova geração de sistemas de informações distribuídas. O trabalho foi direcionado para definir a funcionalidade necessária à comunicação entreprocessos de aplicações localizadas remotamente em diferentes sistemas heterogêneos [FOLT82].

O propósito deste modelo de referência é propor base comum para a coordenação da padronização do desenvolvimento de todo e qualquer produto para a interconexão de sistemas de informação sem interferir no funcionamento interno do sistema individual [ALVE92]. Tarouco [TARO86] também apresenta que o modelode referência OSI foi criado com vistas a servir de base para a definição de projetos de padronização da interconexão de sistemas abertos. A interconexão de sistemas abertos implica na conexão, por algum meio, de sistemas compreendendo computadores, seus periféricos, terminais, operadores humanos e processos físicos.

O termo sistema deve ser entendido, como sendo um conjunto de um ou mais...
tracking img