Redes de computadores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2592 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Redes de Computadores

Questões:
1. Explique o que são Lans

a. Descrição
LAN (Local Area Network): rede de área local é uma rede de computadores utilizada para interconexão de equipamentos com a finalidade de troca de dados. Tais redes são denominadas locais por cobrirem apenas uma área limitada (10 km no máximo, quando passam a ser denominadas MANs), visto que, fisicamente, quantomaior a distância de um nó (elemento) da rede ao outro, maior a taxa de erros que ocorrerão devido à degradação do sinal. As LANs são utilizadas para conectar estações, servidores, periféricos e outros dispositivos que possuam capacidade de processamento em uma casa, escritório, escola e edifícios próximos.
b. Restrição
Alcance de no Maximo 10 km, e quanto maior a distancia de um ponto aooutro maior é a taxa de erros e a qualidade do sinal.
c. Quais topologias são suportadas
Rede em Anel (Ring)
Rede em Barramento (Bus)
Rede em Estrela (Star)
Rede em Malha (Mesh)
Rede em Ponto-a-ponto (Peer-to-peer)

2. Explique o que são MANS

a. Descrição
MAN (Metropolitan Area Network):  rede metropolitana é o nome dado às redes que ocupam o perímetro de uma cidade. São maisrápidas e permitem que empresas com filiais em bairros diferentes se conectem entre si. ou). Por exemplo, uma rede farmácia, em uma cidade, onde todas acessam uma base de dados comum.
b. Como foi sua evolução
A partir do momento que a internet atraiu uma audiência de massa, as operadoras de redes de TV a cabo, começaram a perceber que, com algumas mudanças no sistema, elas poderiam oferecerserviços da Internet de mão dupla em partes não utilizadas do espectro ou sinal.

3. Explique o que são WANS

a. Descrição
WAN (Wide Area Network): Rede de área alargada ou Rede de longa distância, também conhecida como Rede geograficamente distribuída, é uma rede de computadores que abrange uma grande área geográfica como um país ou continente.
b. Características
Dada a suadimensão e uma vez que englobam LANs e WANs, as tecnologias usadas para a transmissão dos dados são as mais diversas, contudo para que as trocas de informação se processem é necessário um elo comum assente sobre essa tecnologia heterogênea. Esse elo comum é o protocolo de rede.
c. Cite dois tipos possíveis de transmissão
Rede de Cabo de Fibra Óptica
Rede de Cabo Coaxial

4. Explique sobre omodelo cliente-servidor

a. Descrição
Apresenta um computador dedicado (servidor), para garantir compartilhamento, desempenho e segurança dos dados armazenados. Vantagens: centralização do gerenciamento, número maior de usuários conectados a rede, computador do usuário (cliente) pode ser mais simples. Aplicação: depende do tamanho da empresa, nível de segurança requerido, intensidade dotráfego na rede, orçamento.
Ex: Médias e grandes empresas.

b. Quantos e quais processos envolvidos no modelo
Cliente
O processo de cliente é ativo, ou seja, são eles que solicitam serviços a outros programas, os servidores. Normalmente o cliente é dedicado à sessão do usuário, começando e terminando com a sessão.
Servidores
Servidores são programas que respondem as solicitações por serviçoscompartilhados. Ele é um processo reativo, disparado pela chegada de pedidos de seus clientes.

5. Explique sobre a comunicação peer-to-peer

a. Descrição
Não existe servidor dedicado entre os computadores. É fácil de implementar e tem baixo custo. Alguns Sistemas Operacionais gerenciam estas redes sem precisar de software especifico, porem de desempenho e a segurança são menores.Computadores na mesa de trabalho, usuários atuam como administradores. Usuários estão localizados na mesma área e a segurança não é muito importante nesta situação. Ex: Rede em casa ou pequena empresa.

b. Diferença entre os dois tipos existentes
Redes cliente-servidor são um pouco mais complexas que as redes ponto-a-ponto. As configurações não são automáticas, e o instalador precisa ter...
tracking img