Redes de computadores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1142 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Redes de computadores


1) Na sua opinião, qual a importância do estudo de redes de computadores na formação de um aluno de Sistemas pra Internet?


R: Sistemas para internet e redes tem tudo a ver, pois desde um simples download a tarefas mais complexas como configurar um banco de dados na web ou até entender como funcionam os processos que o seu programa passará para entrar emfuncionamento, tudo isso depende de um conhecimento teórico, e nada melhor que estudar Redes para entender melhor estes processos.


2) Por que a CONVERGÊNCIA E A SEGURANÇA são fatores que preocupam os estudiosos de Redes de Computadores atualmente?


R: Porque, a partir do momento em que eu unifico minha rede com outra rede distinta, com o objetivo de compartilhar mais informações,estou aceitando correr o risco de ter minha segurança comprometida, pois diversas são as “pragas” que circulam pela rede.




3) Discorra sobre os tipos de redes em função da abrangência, dizendo também qual é a diferença entre tecnologias de acesso e de backbone.


R: Em função da abrangência temos:
Redes de longa distância: WANs: Interconecta várias sub-redes decomunicação, pode ser tanto metropolitana como nacional, uma vez que abrange muitos servidores. Esta é uma rede de alto custo e alta complexidade.
Redes Metropolitanas: MANs : Abrangem uma área geograficamente específica, como uma cidade ou região metropolitana.
Redes Locais: LANs: Redes de alta velocidade geralmente distribuídas em lugares próximos, como a mesma sala ou o prédio do vizinho.Redes domésticas: Pessoais: Redes de pequeno alcance. Ex: Bluetooth.




4) O que é topologia? Quais as suas subdivisões? E quais são seus principais tipos.


R: Topologia descreve o formato de uma rede, ficando assim mais fácil de identificá-la. Uma topologia pode ser subdividida em física ou lógica. A física descreve a aparência de como seu desenho é disposto e seusprincipais tipos são: Barramento, anel, estrela, árvore e híbrida.
Enquanto a lógica descreve o fluxo dos dados através da rede.

5) Discorra sobre os 5 tipos de transmissões em redes de computadores. Defina também a diferença entre cascateamento e empilhamento.


R: Os 5 tipos de transmissão em redes são:
Unicast: Transmite informação a 1 host somente. Ex: Eu falo com Josefina, esó Josefina escuta.
Multicast: é um tipo de comunicação para mais de 1 host, com a particularidade, que o multicast só envia a informação para o host que realmente necessitar dela.
Broadcast: Transmite a todos os hosts. Ex: O professor leciona na sala de aula, enquanto todos os alunos recebem a informação.
Half-Duplex: é uma transmissão em que temos dois dispositivos, sendoambos, receptor e transmissor. A desvantagem é que os dois não podem enviar e receber informações simultaneamente.
Ex: Walkie-Talkie
Full-Duplex: é o mesmo que uma transmissão half-duplex, só que nesta, os dois dispositivos (Rx e Tx) podem trocar informações simultaneamente.
Ex: Celulares, videoconferências...
Ao empilhar 2 switches, você “soma” os dois, tendo assimmaior velocidade.
Ao cascatear 2 switches, você apenas utiliza uma porta que teoricamente seria utilizada para ligar um PC ou impressora ou qualquer outro componente da rede. Sendo assim sua velocidade não teria resultado desejado.


6) Diferencie o Hub de um Switch e diga porquê e qual o equipamento mas adequado para realizar captura de dados em uma rede.


R: Um hub temcomo função, apenas repetir o sinal para todas as máquinas. Ou seja, ele envia a mesma informação para todos os clientes da rede, e enquanto esta transição ocorre, todas as máquinas são impedidas de enviar informações.
Um switch tem como função, enviar dados a um cliente específico, fazendo assim um processo com menos dados perdidos e mais rapidez, devido a uma espécie de canal exclusivo...
tracking img