Redes de computadores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4882 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Redes
de Computadores

Introdução às Redes de Computadores

Redes de computadores estabelecem a forma-padrão de interligar computadores para o compartilhamento de recursos físicos ou lógicos. Esses recursos podem ser definidos como unidades de CD-ROM, diretórios do disco rígido, impressoras, scanners, placa de fax modem entre outros. Saber definir que tipo de rede e que sistemaoperacional deve ser utilizado, bem como efetuar a montagem deste tipo de ambiente, é um pré-requisito para qualquer profissional de informática que pretende uma boa colocação no mercado de trabalho.
A tecnologia de rede chegou ao estágio da massificação quando os computadores começaram a se espalhar pelo mundo comercial, ao mesmo tempo em que programas complexos multiusuários começaram a seremdesenvolvidos (e-mail, banco de dados, Internet). Os componentes para sua montagem (hardware, software, infra-estrutura e acessórios) podem ser encontrados em qualquer loja especializada em informática, sendo esses elementos procedentes de dezenas de fabricantes. Esse processo gerou um fato interessante: baixo custo dos componentes proporcionado pela concorrência entre os fabricantes em um primeiroestágio e baixo valor final proporcionado pela concorrência entre as diversas lojas de informática. Aliada a tudo isso, a evolução tecnológica trouxe simplicidade ao processo, o que torna o trabalho técnico mais fácil e com maior número de possibilidades. No entanto, nem sempre o custo e a interoperabilidade dos equipamentos de redes estiveram à mão dos administradores de redes de forma barata eflexível.

1- Redes de Computadores

No início da concepção das redes, cada fabricante possuía a sua forma de trabalho e sua própria linha de desenvolvimento de tecnologia. Como exemplo, podemos citar a placa de rede do fabricante x que só poderia estar conectada a uma placa do mesmo fabricante, por um meio físico (fio) também desenvolvido por ele. Caso houvesse problemas relacionados apreços ou relacionamento entre as partes, a empresa detentora dos equipamentos não tinha como procurar outra opção. A única alternativa existente naquela época era a substituição de todo o parque de hardware e software instalado por equipamentos de outro fabricante. Dessa forma,
o problema não era resolvido, mas contornado, e os prejuízos eram grandes.
A fim de resolver esta situação deincompatibilidade entre fabricantes, na década de 1970 a ISO (International Organization for Standardization) criou um padrão universal para troca de informações entre e dentro das redes e também por meio de fronteiras geográficas. Esse padrão para arquitetura de redes era o Modelo de Referência OSI, estabelecido em sete camadas, o qual incentivou a padronização de redes de comunicação e controle deprocessos distribuídos. O fato de estar desenhado em sete camadas se dá em virtude de o modelo da IBM, o Modelo de Referência SNA, ter essas características. A IBM no início das redes era uma das maiores empresas ligadas a essa área e uma das integrantes do processo de padronização das redes e de criação do modelo de referência OSI.
Um fato importante a ser considerado quanto ao padrãoOSI foi o seu longo tempo para a sua definição. Durante esse período, o Departamento de Defesa do Governo dos Estados Unidos da América (DoD – Department of Defense) desenvolveu o Modelo de Referência TCP/IP com o objetivo principal de manter conectados seus equipamentos mesmo, que apenas em parte.
Esse padrão ficou conhecido como o Modelo de Referência TCP/IP estabelecido em quatrocamadas. Como alguns fabricantes iniciaram o desenvolvimento de equipamentos seguindo esse padrão, quando o padrão OSI foi finalizado, muitos equipamentos já estavam funcionando no Modelo de Referência denominado TCP/IP, logo, o Modelo de Referência OSI nasceu e não se tornou um padrão da indústria de rede. As instituições
acadêmicas não aceitaram substituir seus equipamentos, pois isto demandaria um...
tracking img