Redes de computadores e internet modelo osi e suas camadas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2020 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
REDES DE COMPUTADORES E INTERNET
MODELO OSI E SUAS CAMADAS

MODELO OSI E SUAS CAMADAS

LANA CAROLINA TERRIANO DA CUNHA

Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de Redes de Computadores e Internet, do curso de Sistemas para internet, noturno, da Universidade FMU ministrado pelo Professor Moisés Perez Renjiffo.

SUMÁRIO

1 PROTOCOLOS 52 APRESENTAÇÃO DO MODELO OSI/ISO 6
2.1 Níveis e Interface. 6
2.1.1 Definição das Camadas. 7
2.1.2 Nível 1: Físico 8
2.1.3 Nível 2: Enlace 8
2.1.3.1 Subnível Enlace: LLC 9
2.1.4 Nível 3: Rede 9
2.1.5 Nível 4: Transporte 11
2.1.6 Nível 5: Sessão 11
2.1.7 Nível 6: Apresentação 12
2.1.8 Nível 7: Aplicação 12
3 COMPARAÇÃO MODELO OSI – TCP/IP 12

INTRODUÇÃO

Uma rede pode usardiversos protocolos, como o TCP/IP, o NetBEUI e o SPX/IPX, entre outros.
Para facilitar a interconexão de sistemas de computadores a ISO (International Standards Organization) desenvolveu um modelo de referência chamado OSI (Open Systems Interconnection), para que os fabricantes pudessem criar protocolos a partir desse modelo.
No geral é composto por 7 camadas, em que cada umafornece um conjunto de funções à camada de cima, baseando – se nas funções que lhe são oferecidas pela camada abaixo.
O ISO/OSI não é considerado uma arquitetura de rede, pois não específica exatamente os serviços e protocolos a serem usados em cada camada, representando assim somente um modelo de base para a construção de rede.

PROTOCOLOS

Na área de comunicação, um protocoloé um conjunto de regras ou convenções que governam a operação e o intercâmbio de informações entre dois sistemas computadorizados.
Tanto o modelo OSI como o TCP/IP funcionam através de pilhas de protocolos, formando assim categorias. Utilizando esses sistemas, criaram-se as seguintes vantagens:
• Sistema Estruturado;
• Facilidade de entendimento e visualização;• Permissão de interconexão entre sistemas de diferentes fabricantes desde que o padrão de cada nível seja aberto.
A partir disso, os sistemas seguidores surgiram já estruturados em níveis, e cada nível foi criado com os seguintes objetivos:
• Um nível deve ser criado sempre que uma nova forma de abstração é necessária;
• Cada nível deve executar umatarefa bem definida;
• A tarefa de cada nível deve procurar se adaptar a protocolos já existentes;
• Os limites entre os níveis devem ser escolhidos de modo a minimizar o fluxo de informações entre eles.
Cada nível é independente entre si, e não deve se preocupar com a função dos outros níveis, mas sim utilizar os serviços oferecidos pelo nível inferior e oferecer seusserviços ao próximo nível.

APRESENTAÇÃO DO MODELO OSI/ISO

O modelo de protocolos OSI é um modelo de sete camadas, Na transmissão de um dado, cada camada pega as informações passadas pela camada superior acrescenta informações pelas quais ela seja responsável e passa os dados para a camada imediatamente inferior, como mostra a Figura 2. Esse processo é conhecido como encapsulamento.Na camada 4, Transporte, o dado enviado pelo aplicativo é dividido em pacotes. Na camada 2, Link de Dados, o pacote é dividido em vários quadros. Na recepção de um dado, o processo é o inverso.
Um usuário que pede para o seu programa de e-mail baixar seus os e-mails, na verdade está fazendo com que o seu programa de e-mail inicie uma transmissão de dados com a camada 7 - Aplicação - do protocolousado, pedindo para baixar os e-mails do servidor de e-mails. Essa camada processa esse pedido, acrescenta informações de sua competência, e passa os dados para a camada imediatamente inferior, a camada 6 (Apresentação). Esse processo continua até a camada 1 (Física) enviar o quadro de dados para o cabeamento da rede, quando, então, atingirá o dispositivo receptor, que fará o processo inverso,...
tracking img