Fotometria de chama

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1290 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RECOMENDAÇÃO TÉCNICA
Número 7/97

ISSN 1413-9553 novembro, 1997

CUIDADOS BÁSICOS COM FOTÔMETRO DE CHAMA

Vicente Real Junior Luiz Francisco M. Ferraz Ladislau Marcelino Rabello

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Centro Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento de Instrumentação Agropecuária Ministério da Agricultura e do Abastecimento Rua XV de Novembro, 1452 - Caixa Postal 741 -CEP 13560-970 - São Carlos - SP Telefone: (016) 274 2477 - Fax: (016) 272 5958

CUIDADOS BÁSICOS COM FOTÔMETRO DE CHAMA

Vicente Real Júnior Luiz Francisco M. Ferraz Ladislau Marcelino Rabello

A fotometria de chama é uma técnica de medida da concentração de um determinado produto químico, alcalino e alcalino terroso, quando este é introduzido em uma chama na forma de aerossol. A chama éuma forma de excitação dos átomos, que produz espectros característicos através do aparecimento de bandas oriundas da excitação de óxidos. Devido à simplicidade da formação dos espectros através da chama, o próprio princípio de fotometria de chama facilita a construção de instrumentos com aplicação de métodos nas analises quantitativas. Chama, fonte excitadora A função da chama, que é o ponto maiscrítico, devido a ser muito bem controlada, é de converter os constituintes da amostra líquida em estado gasoso, decompondo estes em átomos ou moléculas mais simples e excitar eletronicamente uma fração das espécies atômicas ou moleculares resultantes. A chama deve produzir uma temperatura suficientemente alta para poder desempenhar satisfatoriamente essas funções, por outro lado não deveinterferir com a radiação a ser observada.

1Técnico Eletrônico, Embrapa Instrumentação Agropecuária, Caixa Postal: 741, 13560-970, São Carlos, SP. 2Engenheiro Elétrico, Embrapa Instrumentação Agropecuária, Caixa Postal: 741, 13560-970, São Carlos, SP. 3Engenheiro Eletrônico MSc, Embrapa Instrumentação Agropecuária, Caixa Postal: 741, 13560-970, São Carlos, SP.

Instrumentos Em escala comercial,existe grande quantidade de fotômetros de chama, todos eles são equipados com uma série de componentes básicos em comum, os quais escrevemos abaixo: a) Sistema de aspiração da amostra e entrada de gases 0 ar comprimido é um dos oxidantes mais comumente utilizados na fotometria de chama e é, geralmente, fornecido por um compressor de pequeno porte, uma vez que a pressão necessária 2 não é elevada(entre 10 e 30 Ib/pol ). Deve passar por um sistema de secagem, ou seja, frasco contendo silicagel ou filtros desumidificadores, para que a umidade do ar atmosférico não prejudique a leitura. É importante ressaltar que a silicagel deve estar sempre seca, com cor azul. Quando estiver saturada de umidade, com cor rosa, deve-se secá-la em estufa a, aproximadamente,105C, até que retome a cor azul. A maiorparte dos aparelhos de emissão de chama, destinados a análises de rotinas em determinação de Na, K, Li e Ca (sódio, potássio, lítio e cálcio), utiliza como combustível o gás liqüefeito de petróleo (GLP), fornecido em botijões de fácil reposição, observando apenas se não há vazamentos, com auxilio de espuma, em suas conexões; ou registros. Quando o gás está se esgotando, o resíduo final do botijãoprovoca oscilações no fluxo com conseqüente instabilidade da chama. Nesse caso troque o botijão. Vários modelos de fotômetros de chama possuem um circuito interno de proteção para evitar vazamento de gás, por meio de uma válvula solenóide para obstruir ou liberar a passagem do gás. Pode-se verificar o funcionamento desse sistema de proteção, observando se a válvula fecha quando a chama apaga,provocando a obstrução da passagem do gás.

b) Nebulizador, câmara de mistura e queimador Existem vários tipos de sistemas de atomização, entretanto, será descrito aqui apenas o conjunto atomizador, que compreende: um nebulizador, câmara de mistura e queimador, conforme pode ser visto na figura1.

Figura 1: Nebulizador, câmara de mistura e queimador. 0 gás combustível é introduzido no sistema...
tracking img