Redes 4g

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (367 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Tecnologia 4G
Enquanto países europeus já têm a tecnologia há quase dois anos, o Brasil se prepara para implantá-la somente em 2014.
Na teoria, o serviço 4G deverá oferecer uma conexão comvelocidades impressionantes: no mínimo, 100 megabits por segundo; ou seja, 100 vezes mais rápido que o teórico 1 megabit do 3G.
Por aqui a pressão é grande para que o 4G aconteça antes da Copa de 2014.Até lá, o governo quer oferecer o novo serviço pelo menos nas 12 cidades-sede da competição. O Ministério das Comunicações e a Anatel afirmam que estão trabalhando para que as licitações necessárias paraas ofertas sejam aceleradas e comecem a ser feitas já no início do ano que vem.

O problema é que a faixa de freqüência destinada ao 4G – os 2.5 Gigahertz – está hoje ocupada por transmissões de TVpor assinatura. Ou seja, para alocar novos serviços nessa banda, será necessário fazer um desligamento gradual para que as operadoras possam usar essa banda de freqüência.

A infraestrutura para o4G não é nenhum bicho de sete cabeças. O 4G é uma evolução natural dos padrões 3G atuais – desenvolvidos desde o início para a comunicação móvel.

Outra grande mudança que o 4G vai trazer é o fim doserviço de voz das operadoras de telefonia móvel. É isso mesmo!
No 4G, o serviço de voz vai estar embutido dentro do serviço de internet. É mais ou menos assim: hoje em dia, quando você faz umaligação de voz pelo seu celular, o sistema usa um tipo de tecnologia dedicada à voz. Quando você acessa a internet desse mesmo aparelho, é outro tipo de tecnologia que entra em cena. Com o 4G, tudo passa aser transmitido no mesmo canal. É quase o nosso velho e conhecido VOiP – voz sobre IP – que você já conhece do Skype, por exemplo.

O novo padrão tem duas tecnologias concorrentes. Uma se chamaLTE. Outra, Wimax. Por enquanto, basta dizer que o LTE deve sair vitorioso na briga. Hoje existem cerca de 320 operadoras de telefonia móvel no mundo. E cerca de um terço delas já escolheu o LTE. ...
tracking img