Rede sem fio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2198 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE ANGLO-AMERICANO

REDE SEM FIO

REDE SEM FIO
Uma rede sem fio utiliza o ar como meio de transmissão para interligar vários equipamentos fixos ou móveis. A não necessidade do uso de cabos faz com que as redes sem fios utilizem equipamentos que se comunicam por meio de ondas de rádio ou via infravermelho.

Tipos de redes sem fios
A rede sem fio é classificada de acordo com suaárea de abrangência: redes pessoais ou curta distância (WPAN), redes locais (WLAN), redes metropolitanas (WMAN) e redes geograficamente distribuídas ou de longa distância (WWAN).
Wireless Personal Area Network (WPAN) ou rede pessoal sem fio: são redes sem fios que possui o alcance de algumas dezenas de metros. Este tipo de rede serve geralmente para ligar periféricos (impressora, telefone portátil,aparelhos domésticos) ou um assistente pessoal (PDA), um computador sem ligação telegráfica ou permitir a ligação sem fios entre duas máquinas com pouca distância. Existem várias tecnologias utilizadas para os WPAN: Bluetooth, HomeRF, ZigBee e as ligações infravermelhas.
Wireless Local Area Network (WLAN) ou rede local sem fio: são redes sem fios que possui o alcance de algumas centenas de metros.Tecnologias utilizadas para a WLAN: Wifi e HiperLAN2.
Wireless Metropolitan Area Network (WMAN) ou rede metropolitana sem fio: nome dado às redes que ocupam o perímetro de uma cidade. Principal tecnologia utilizada: WiMax.
Wireless Wide Area Network (WWAN) ou rede de longa distância sem fio: é a rede utilizada principalmente por operadoras de celulares. Existem várias tecnologias utilizadaspara os WWAN: GSM, GPRS e UMTS (3G).

Topologia
Topologia é o termo usado para designar a forma externa ou física assumida pelas ligações dos computadores ou nós da rede.
As duas principais topologias utilizadas na rede sem fio são:
* Estrela: com os usuários nas pontas e o gateway para a Internet no centro (Figura 1). Como uma forma de alcançar todos os usuários reais, bem como aquelespotenciais, a estação central deve estar equipada com uma antena multidirecional.

Figura 1: Exemplo de topologia estrela.
* Mesh: topologia de rede sem fio, conhecida também como multiponto-a-multiponto, na qual os assinantes (estações) dentro de uma área geográfica estão interconectados e podem atuar como estações repetidoras (Figura 2). Isso permite uma variedade de rotas entre o núcleo darede e qualquer estação assinante. Sistemas mesh não possuem estações base no sentido convencional, como na topologia ponto-a-multiponto.

Figura 2: Exemplo de topologia mesh.
Padrões IEEE 802
O padrão IEEE 802 refere-se a um conjunto de padrões criados pelo Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos para definir métodos de acesso e controle para redes locais (LANs), metropolitanas(MANs) e de longa distância (WANs). A série 802 não foi a única série de padrões de protocolos desenvolvida pelo IEEE, porém a mais importante.
O IEEE definiu uma hierarquia de padrões complementares para redes sem fio. Essa padronização inclui o IEEE 802.15 para as redes pessoais (WPAN), IEEE 802.11 para as redes locais (WLAN), 802.16 para as redes metropolitanas (WMAN) e o IEEE 802.20 para as redesgeograficamente distribuídas (WWAN). Cada padrão representa a tecnologia otimizada para mercados e modelos de uso distintos, sendo projetado para complementar os demais.
A rede sem fio atua dentro dos seguintes padrões IEEE:
IEEE 802.11: conhecidas como redes Wi-Fi, são redes que definem os padrões para o funcionamento de redes sem fios por meio de radiofrequência. Sua arquitetura foi criadapara funcionar como link final entre o usuário, sem fio, e a rede, com fios, cabos, switches, roteadores etc. O acesso Wi-Fi está se tornando cada vez mais comum e atualmente já existem pontos de acesso Wi-Fi públicos, que são chamados de Hot-Spots. Trabalha com frequência de 2,4 GHz, taxas de transmissão de 1 ou 2 Mbps.
O padrão IEEE 802.11 dividi-se em várias partes e as principais serão...
tracking img