Rede de farmacias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2449 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TIPOS DE ESTUDOS DO MERCADO
Numa análise quantitativa e qualitativa a recolha de informações que integra o estudo do mercado deve ser objecto de analise e permite ao empresário tomar decisões com o mínimo de risco sobre as características que os produtos ou serviços devem passar para serem bem aceites pelos consumidores.
A política de marketing que a empresa deve implementar para atingireficazmente aqueles consumidores.
Os estudos de mercado permitem recolher informações que por sua vez permitem conhecer o ambiente ( Jurídico, politico, social, regulamentar, económico, cultural … ). Assim é possível adaptar os métodos de marketing operacional e de estratégia.
• Nivel operacional ( Marketing e anteprojetos ) maior
• Nivel Estratégico ( Análise Estratégica ) menor

Deste modo oestudo de mercado consiste em recolher e analisar um pequeno número de dados de base sobre as vendas de um produto e comporta algumas etapas.

Em regra quando uma empresa deseja medir e analisar um mercado no qual encara a hipótese de entrar, tem interesse em defini-lo de um modo amplo, incluindo não apenas os produtos directamente concorrentes dos seus, mas também os que sã susceptíveis de oconstituírem, porque respondem as mesmas necessidades.

ABRANGÊNCIA DO ESTUDOS DE MERCADO
Estudo de mercado também deverá constituir um instrumento essencial que permita ao empresário estruturar a sa politica comercial nas vertentes da estratégia de marketing onde traduz na escolha de um ou vários cenários que corresponderão a binómios produtos – mercados ou serviços – mercados que garantam apartida, condições de competitividade a empresa.
Existem muitas técnicas para a execução de estudos de mercado analise da problemática, elaboração do caderno de encargos verificação do local da acção, recolha de informações, tratamento da informação, analise das informações e previsões.
As técnicas do marketing fundem-se sobre o estudo do comportamento do consumidor.


As matériasmultidisciplinares completam-se com o propósito de formar uma base sólida, empiricamente fiável. A psicologia, a sociologia e a microeconomia forma um triangulo de interpelação.
A validade teórica dos conceitos utilizados importa menos que a validade da sua previsão sobre o terreno. A psicologia do marketing é multiforme.
As publicações mais prestigiadas neste domínio definem-se em geral como publicaçõesinterdisciplinares e os artigos que se podem encontrar tem como base pesquisas em ciências socias puras.
Actualmente temos em destaque o estudo dos fenómenos inconscientes que modificam o humor e as emoções. Os factores que regulam a formação de uma intenção do consumidor são alvo de numerosos estudos. Como tudo na vida os mercados não são estáticos; eles evoluem ao longo do tempo e em costumefalar-se do conceito de ciclo de vida do mercado.

DESENVOLVIMENTO DO PLANO DE ESTUDO
Após a definição do problema e dos objectivos levará a que os trabalhos se orientem mais, ora para os aspectos mais qualitativos e quantitativos, isto é a partir da anterior fase já conseguiremos identificar se o estudo que iremos fazer aos clientes ou a concorrentes terão a mesma natureza correlacionada com acompreensão ou uma natureza factual assim sendo:
Clientes : Análise quantitativa e quantitativa
Quem, como e porquê compram?
Quanto, como e onde compram?
Concorrentes : Análise qualitativa e quantitativa
Quem, como, quanto e onde vendem?
Quais a marcas e forma de promoção?



MERCADO, SEGMENTOS E ALVOS

Segmentos de mercado
Um mercado global é habitualmente analisado em subconjuntoshomogéneos (segmentos).
A segmentação consiste em agrupar os consumidores segundo as suas expectativas, as suas características demográficas, económicas, os seus comportamentos de compra.
Análise de vendas de um produto
Para analisar a estrutura das vendas de um produto é necessário determinar quais os critérios da determinação pertinentes para efectuar esta análise. Em geral teremos interesse...
tracking img