Redação final tsi ufabc

422 palavras 2 páginas
Nome: Karina C. Silva
Instituição: UFABC - Pólo Cubatão/SP
Curso: Especialização em Tecnologias e Sistemas de Informação
Disciplina: Software Livre
Data: 13/10/2010

Título: Prática 2 da Aula 07
Descrição: Redação Final da disciplina
Durante o curso foi possível conhecer mais sobre a cultura de Softwares livres ou de código aberto.
Foi possível perceber que atualmente os softwares livres vêm ocupando uma parcela cada vez maior nas empresas e na vida dos usuários domésticos, pois eles são uma alternativa aos softwares proprietários, se mostrando bem flexíveis e atendendo com eficiência às suas necessidades.
Como foi ressaltado no livro “Software Livre, Cultura Hacker e
Ecossistema da Colaboração”, o termo software livre não significa que é de graça, mas sim como o próprio Stallman representante da FCF defende, o termo free não se refere à gratuidade e sim a liberdade. É por isso que muitos já adotam o termo difundido por Raymond da OSI, código aberto, o que significa que o programa pode ser modificado, redistribuído e não denota gratuidade, como sugere o termo “free”.
Outro conceito importante foi decorrer sobre a diferença entre as licenças copyright e copyleft. A licença copyright permite ao proprietário licenciar de forma remunerada o direito de uso da cópia do software. Já no caso da licença copyleft a remuneração ocorre pela venda de serviços advindos da utilização do software.
Na parte prática da disciplina pode-se vivenciar um pouco da programação Shell Script no Linux, o que possibilitou conhecer e executar na prática alguns comandos de programação, de modo a familiarizar mais com a parte de interface de texto do Linux. Para a execução das práticas de programação Shell script, foi necessária a instalação e configuração de um simulador de máquina virtual com um ambiente contendo a versão do S.O
Linux Ubunto, um dos maiores exemplos dessa vertente livre.
Com a pesquisa sobre aplicativos livres realizada na Aula 07 foi possível

Relacionados