Redação disertativa

374 palavras 2 páginas
A vida humana está profundamente ligada à vida em sociedade. Isto quando este tema é analisado, por exemplo, por uma linha da Sociologia segundo a qual o grupo social, a sociedade, precede o indivíduo e, assim, coloca-se o ser humano como um produto da interação social. O que se observa, deste modo, é que as pessoas nascem dentro de um grupo e este constituirá o indivíduo com os mesmos traços sociais compartilhados por outros membros e que, por este motivo, o farão ser aceito dentro do grupo social a que pertence.
Diante disso, tem-se o conceito de socialização, que remete ao processo através do qual o ser humano, desde criança, aprende o modo de vida de sua sociedade, desenvolvendo sua capacidade de se tornar um indivíduo e um membro do grupo em que se encontra. A socialização é, portanto, um processo cultural em que se adquire as maneiras de agir, pensar e sentir próprias dos grupos, da sociedade ou da civilização em que se vive. Entre os principais agentes de socialização estão a família, a escola, os meios de comunicação de massa, entre outros.
O homem e o convívio em sociedade
Desde tempos remotos o homem tem aprendido a viver em sociedade. O fato de conviver com outras pessoas teve início na era dos homens mais antigos, que perceberam uma maior facilidade de sobrevivência, quando se andava em grupos, pois as caçadas se tornavam mais fáceis, se abrigavam melhor e conseqüentemente se protegiam mais de animais ferozes. Com o decorrer do tempo, esta forma de convívio foi aprimorada, criando-se regras que facilitavam esta convivência.
Estamos em sociedade a todo tempo, desde a infância até a maior idade, e esta, tem influência direta na formação de nossa maneira de agir, pensar e se situar. Chamamos de sociedade, o grupo social no qual estamos inseridos. Em nossa infância, passamos pelo período mais importante para formação de nosso caráter, pois estamos em processo de formação e guardaremos muitas informações que nos são passadas durante este período. É

Relacionados

  • Redação disertativa argumentativa
    388 palavras | 2 páginas
  • As reais causas da violência
    5505 palavras | 23 páginas
  • Concursos Fiscais Alexandre Meirelles 2014
    129395 palavras | 518 páginas
  • Enfermagem 2012
    230816 palavras | 924 páginas