Recursos naturais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4450 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ano Lectivo 2011/2012

Sociedade, Tecnologia e Ciência

Núcleo Gerador: NG2

Domínio de Referência: DR3

Tema: Recursos Naturais






























Índice
Introdução: 2
Origem do Petróleo 4
Jazidas 4
Extracção 4
O refino 5
Subprodutos mais importantes: 5
O processo de refino 5
Aplicações 5
A importância do Petróleo: 6
O que é o Petróleo?7
O fim do petróleo? 8
Exploração do petróleo 8
A indústria do petróleo 9
Principais países produtores de petróleo 11
Maiores exportadores de petróleo 1
Maiores consumidores de petróleo 1
Maiores importadores de petróleo 1
As 20 maiores reservas de petróleo do mundo 1
Vantagens e desvantagens do Petróleo: 1
Marés negras/ Derrames de petróleo 2
SABIA QUE: 3

Naufrágio do AmocoCadiz 4

Descoberto mais um campo de petróleo no Afeganistão 6
CONCLUSÃO 7
Webgrafia: 8








Introdução:



Foi-me entregue uma ficha de trabalho cujo DR aborda os “Recursos Naturais”.

Assim, vou abordar um assunto à minha escolha, no âmbito do tema “Recursos Naturais”.

A palavra recurso significa algo a que se possa recorrer para a obtenção de alguma coisa.
O Homemrecorre aos recursos naturais, isto é, aqueles que estão na Natureza, para satisfazer suas necessidades.
No ecossistema Planeta Terra há uma troca constante de recursos naturais entre os seres vivos.
Os recursos naturais, após o seu uso, podem ser renováveis, isto é, voltarem a ser disponíveis, ou não renováveis, isto é, nunca mais ficarem disponíveis.
A flora (vegetais) e a fauna (animais) sãoexemplos de recursos naturais renováveis: uma planta ou animal podem ser reproduzidos,"teoricamente", de forma infinita, a partir de seus "pais".
Os minerais, como por exemplo o minério de ferro, estão classificados de recursos naturais não renováveis, outro exemplo é a água e, se são não renováveis é porque, após o seu uso, um dia, esgotar-se-á no Planeta.
Conservar os recursos naturais implica emusá-los de forma económica e racional para que, os renováveis não se extingam por mau uso e os não renováveis não se extingam rapidamente.
Desde que, num plano de prevenção adequado exista e se previna a acção antrópica (do Homem) nociva, a perpetuidade do recurso natural renovável pode, teoricamente, acontecer.
Desde que se recicle convenientemente o recurso natural não renovável, a economiaadvinda possibilitará a dilatação do prazo de existência desse recurso na natureza.
Com essas noções, podemos falar um pouco na importância da PRESERVAÇÃO, muito bem definida por Álvaro Fernando de Almeida do Departamento de Ciências "uso indirecto e racional de recursos naturais renováveis, mantendo-se a taxa normal de extinção das espécies"; em outras palavras, na Natureza, diversas espéciesestão sempre em competição e pode ocorrer a extinção "natural" de algumas; não só a competição faz com que isso ocorra, mudanças climáticas, erupções vulcânicas, cheias etc. também podem acarretar a extinção. Da mesma forma que espécies são extintas, outras podem aparecer. É um longo processo de evolução.
Eu vou dar e falar de um exemplo que cada vez está mais extinto e cada vez mais valioso, que é oPetróleo e devido ao seu valor é conhecido por “ouro negro”.












Origem do Petróleo



Os restos de matéria orgânica, bactérias, produtos nitrogenados e sulfurados no petróleo indicam que ele é o resultado de uma transformação da matéria orgânica acumulada no fundo dos oceanos e mares durante milhões de anos, sob pressão das camadas de sedimentos que foram se depositando eformando rochas sedimentares. O conjunto dos produtos provenientes desta degradação, hidrocarbonetos e compostos voláteis, misturados aos sedimentos e aos resíduos orgãnicos, está contido na rocha-mãe; a partir daí o petróleo é expulso sob efeito da compactação provocada pela sedimentação, migrando para impregnar areias ou rochas mais porosas e mais permeáveis, tais como arenitos ou calcários....
tracking img