Recursos humanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1296 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Etapa 1.

EMPRESÁRIO: Quem exerce, profissionalmente, atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços, ou seja, não é considerado empresário quem organiza os fatores de produção mesmo que para venda de maneira episódica.
O empresário no exercício de sua atividade empresarial deve contratar empregados, pois seriam eles que estariam produzindo ou fazendocircular os bens ou serviços. É o empresário que detém as informações sobre determinado produto ou serviço de sua empresa para oferecê-los ao mercado.
Não se considera empresário quem exerce profissão intelectual, de natureza cientifica, literário ou artística.
Podem exercer a atividade de empresário os que estiverem em pleno prazer da capacidade civil e não forem legalmente impedidos.
EMPRESA:Organização envolvendo pessoas e bens, de maneira geral, com o objetivo de lucro, crescimento, multiplicação, sempre buscando a sustentabilidade. É formada por empresários que em sentido literário são seus próprios donos que devem ter um perfil empreendedor.
A empresa é a atividade, não se pode confundi-la, conceitualmente, com o sujeito de direito. A atividade empresarial é econômica, uma vezque quem a explora almeja o lucro ou riqueza.
A empresa é uma atividade organizada, uma vez que o empresário conjuga os quatro fatores de produção – capital, mao de obra, insumo e tecnologia – para a produção de bens ou serviços. A produção de bens é a fabricação de produtos ou mercadorias, e a de serviços, é a própria prestação destes.

Etapa 2.

O princípio da função social da empresa, édecorrente do princípio constitucional da função social da propriedade, e a ele está intimamente vinculado.
O direito de propriedade de um comerciante não pode mais ser tido como um direito individual",[103] devendo ele atender primeiramente às necessidades da sociedade, isto é, à sua função social.
Porém a função social de uma empresa interfere na mudança de concepção do direito de propriedadepois para cumprir a sua função social ela deve atender a um novo conceito imposto pela constituição
Apesar da função social ser imposta também na constituição este conceito surgiu em 1976, ou seja, antes da constituição sendo contemplada pela Lei 6.404 de dezembro de 1976 "Art. 154. O administrador deve exercer as atribuições que a lei e o estatuto lhe conferem para lograr os fins e nointeresse da companhia, satisfeitas as exigências do bem público e da função social da empresa".
Sendo reforçado na Constituição e pelo código civil de 2002.
A função social não é executada em ações humanitárias mas sim na organização dos fatores produtivos (natureza, capital e trabalho), ela esta relacionada a geração de riquezas, ou seja, criação de empregos, pagamento de impostos entre outros atosque fazem com que o mercado interno tenha uma rotação gerando assim renda para o povo e para o governo, impulsionando assim o ciclo econômico da nação.
Com isso a função atinge somente a empresa e não ao empresário, descumpre a função social aquele empresário que utiliza-se de concorrência desleal e que exerça a sua função de modo agressivo ao meio ambiente ou aquele que não toma conta da saúdede seus funcionários, entre outras atitudes.
Porém o administrador da empresa sendo ele sócio ou não respondera solidariamente aos prejuízos causados pela empresa, a sociedade ou a população
Em vista de todos estes dados a falência de uma empresa não é interessante para a sociedade pois com isso serão reduzidos os postos de trabalho e o governo deixara de receber os impostos daquela determinadaempresa.
Com isso boa parte de empresas falidas estão sendo arrendadas por cooperativas de funcionários para a continuação dos negócios com isso o impacto diante dos credores e da sociedade pode ser minimizado.

Etapa 3

Titulos de credito
São documentos necessários, literais e autônomos, que sintetizam os elementos da matéria cambial.
Os principais elementos são: Letra de cambio, nota...
tracking img