Recursos humanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2336 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Contudo a negociação é um conceito em continua formação, que está amplamente relacionado á satisfação de ambos os lados. Houve uma mudança de foco no objetivo do ato de negociar ao longo da historia. O passado, o negociado procurava resultados satisfatórios momentâneos; atualmente, esse mesmo negociador busca um relacionamento duradouro e continuo, para que no médio e longo prazotodos os envolvidos na negociação atinjam os benefícios pretendidos. Nesse sentido, o termo negociação passa a ser compreendido como um processo que pode afetar profundamente qualquer tipo de relacionamento humano e produz benefícios duradouros para todos os participantes.
O processo de negociação envolve três etapas chave. A primeira é a analise que se refere á coleta de informações sobre o casonegociado. Na segunda etapa, a do planejamento, os agentes buscam gerar idéias e decidir o que fazer, de acordo com os seus interesses mais importantes e os objetivos almejados. A Terceira e ultima etapa é a discussão, na qual as partes se comunicam entre si para tentar chegar a um acordo que satisfaça a ambos os lados.
Cada agente envolvido em uma negociação tem uma visão particular das situaçõescom base em seu ponto de vista e sua conveniência, a qual, ao longo do tempo, pode vir a se modificar em diversas situações. No entanto, em qualquer situação, haverá três variáveis básicas influenciando o processo de negociação: Poder, tempo e informação.
Embora o termo poder tenha uma conotação negativa para maioria das pessoas, pois é de modo manipulativo, coercitivo e dominador, ele também podeter uma caráter neutro e até mesmo positivo. Conceitualmente, o poder pode ser compreendido como a habilidade de influenciar pessoas ou situações, e não é, em si mesmo, nem bom nem ruim.
O tempo de uma negociação refere-se ao ponto de apoio para projetar o negocio e a conseqüência satisfação dos envolvidos. Implica o período durante o qual o processo de negociação acontece.
O limite de tempo édefinido por quem negocia, e as concessões feitas em uma negociação geralmente acontecem perto dos prazos finais. É comum esperar que as concessões mais importantes ocorram somente na ultima hora. No entanto quanto mais uma parte souber estimar o prazo-limite do oponente, maior será o seu poder, uma vez que o tempo é essencial para o processo em uma negociação.
A informação representa a consolidaçãode poder na empresa, desde o momento de posse de dados básicos, que são transformados em informação ate a possibilidade de aperfeiçoar o conhecimento técnico, domínios de políticas e possibilidades de maior especialização e conseqüente respeito profissional ao executivo considerado.

http://pauloladeira.com/gestaodeprojetos/tecnicas-para-uma-boa-negociacao-%E2%80%93-parte-1/

ComportamentoHumano
Como a negociação é um processo de tomada de decisão que envolve mais de uma parte interessada, você sempre dependerá da outra parte para chegar ao acordo. Alguns pontos são importantes ressaltarmos.
* Pessoas contêm emoções, interesses pessoais e valores diferentes do seu e pouco previsíveis. Suas decisões estão mais vinculadas as razões pessoais do que as razões da empresa;
* A emoçãoafeta consideravelmente a negociação, onde ao sentirmos injustiçada a tendência é buscarmos punir a outra parte (mesmo que não seja racionalmente correto). Logo, raramente compensa tentar desestabilizar a outra parte; O conceito de justiça varia de acordo com o lado que você se encontra;
* A percepção das partes envolvidas pode ser diferente e tender a posições opostas.
Definição do termonegociação de acordo com a visão de diferentes autores:
Thompson (2008) – Negociar é um processo interpessoal de tomada de decisão, necessário sempre que não podemos atingir nossos objetivos por conta própria.
Junqueira (2009) – Negociação é o processo de buscar e aceitar idéias, propósitos ou interesses, visando ao melhor resultado possível, de tal modo que as partes envolvidas terminem a negociação...
tracking img