Recursos humanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1065 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo do Capitulo 3
1.1 Recrutamentos, Seleção, Admissão e Desligamento.

O Recrutamento abrange o conjunto de praticas e processos usados para atrair candidatos para as vagas existentes ou potenciais. Ele deve ser efetuado em uma unidade centralizada.
O recrutamento é apenas a primeira etapa de um processo que termina com o contratodefinitivo após o período de experiência.
Quase todas as empresas mantêm um cadastro de candidatos nessa unidade central, o qual é constantemente alimentado por anúncios, ofertas espontâneas, indicações apresentações e outros meios. Ao se abrir uma vaga, o ponto de partida para o recrutamento é a pesquisa nesse cadastro. A pesquisa tem de ser feita em função das características que se desejapara a pessoa que deve ocupar a vaga.
Quando a empresa tem um sistema informatizado, a recuperação é simples, independentemente da forma como o currículo é guardado. A recuperação pode ser feita por meio de uma variável que relacione as informações do computador ao currículo, por exemplo, um numero de código, um numero sequencial ou data e hora do arquivamento.
Argumentam que esse métodoproporciona mais velocidade para recuperar os currículos dos profissionais de determinado cargo área de atuação, e que não há necessidade de alimentar um sistema informatizado, trabalho que requer permanente atualização.

1.2 - Como Saber quem deve ser Recrutado

Só é possível recrutar a pessoa certa se soubermos antecipadamente o perfil desejado, isto é as características pessoais eprofissionais.
Alem disso, para chegarmos ao perfil ideal, é preciso conhecer a cultura da empresa, seus valores, sua ética e suas prioridades, bem como o chefe a quem o candidato vai ser reportar. Se o candidato for ótimo, mas não tiver um perfil condizente com os valores, as expectativas e as estratégia da empresa, provavelmente não conseguira se adaptar à organização.
Entre ospré- requisitos indispensáveis e desejáveis constantes no formulário de “requisição de pessoal”, incluem –se a formação profissional, o tipo de experiência, as características de personalidade, os conhecimentos e as qualidades que o candidato deve possuir.
Outro ponto a ser lembrado é que, para algumas posições, a capacidade de inovar, a coragem, a persistência e outras característicaspessoais são muito importantes, e nem sempre e fácil avaliá-las num processo seletivo. É preciso considerar ainda o estagio de desenvolvimento da empresa madura ou se está em fase de redução de algumas atividades. Cada um desses estágios requer tipos diferentes de pessoas.


1.2 As Descrições de Funções

São os seguintes os objetivos das descrições de funções:

* Definir a funçãode forma ampla, indicando o que lhe é essencial, para que se titular possa otimizar sua eficiência, utilizando sua potencialidade e criatividade, tomando iniciativas, correndo riscos calculados, dentro dos limites que lhe foram delegados, tendo em vista o desenvolvimento da empresa;
* Oferecer meios para facilitar a coordenação e as comunicações entre as pessoas, indicado com quem devem sertratados os assuntos, dando melhores condições para um bom relacionamento entre os ocupantes das funções;
* Proporcionar informações para facilitar o recrutamento a seleção e o reposicionamento das pessoas adequadas para cada função;
* Facilitar a integração de novos empregados, indicando-lhes com quem devem se relacionar em cada assunto;

1.3 Recrutamento e Seleção: A UnidadeCentral.

Uma característica do recrutamento é a conveniência de se efetua-lo em uma unidade central prestadora de serviços. A centralização das prestações de serviços tem as seguintes vantagens: especialização das pessoas que executam o serviço, as segurando, em princípio, maior eficiência; maior aproveitamento do tempo de pessoas especializadas, uma vez que, servindo a muitas unidades e...
tracking img