Recursos humanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1055 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Identificação do Trabalho

O filme A Cela relata uma história com misto de ficção e realidade, de onde poderemos analisar a patologia que o protagonista apresenta e uma possível relação entre o terapeuta e o paciente, mesmo que esta seja de forma irreal.

2. Relato do Filme

No primeiro momento do filme, o protagonista, demonstrando perturbação e no ápice do seu distúrbio, seguerituais que lhe proporcionam prazer sexual em várias situações que são: a escolha da vítima (cor da pele clara) comparando-a com uma boneca, seqüestra e a aprisiona numa cela de vidro que é lentamente inundada, levando até a morte. Logo após a morte, Carl mergulha sua vítima numa banheira com cloro deixando a mesma com aparência de boneca, estendendo-a sobre uma mesa e no momento em que ele é suspensopor ganchos sobre o corpo dela e ouvindo os últimos gemidos antes da sua morte (em que o mesmo gravara em uma fita de vídeo) ele chega ao êxtase sexual.
Em uma das cenas, Carl sofre uma crise que o leva ao coma e é encaminhado por policiais ao hospital psiquiátrico, onde é diagnosticado como portador da Síndrome de Whaler (tipo de esquizofrenia) causada por um vírus, adquirido no útero, queprovoca uma variação nos estímulos e que pode estar relacionado à água.
A partir daí, Carl é encaminhado ao Instituto de Pesquisa em Psiquiatria, onde, através de alucinógenos e uma tecnologia avançada em realidade virtual, a Psiquiatra Deane entra em sua mente em busca de informações sobre a localização de sua vítima atual.
Ao entrar na mente de Carl, a Psiquiatra visualiza situações de suainfância: o batismo nas águas, a proibição da brincadeira de boneca e agressão física e verbal partindo de seu pai.

3. Relação com os Pressupostos Teóricos

-Tópico 1
Carl apresenta esquizofrenia, esse diagnóstico pode ser confirmado quando ele entra no local de costume dos seus rituais, o qual a vítima está morrendo, submersa em água numa caixa de vidro, neste exato momento ele sente prazer aovê-la agonizando, demonstrando frieza emocional e uma afetividade embotada, o que resulta numa capacidade limitada de expressar sentimentos calorosos e ternos em relação às suas vítimas.

- Tópico 2
Outro aspecto verificado na personalidade de Carl é a conduta de perversão e isso pode ser percebido no momento em que ele pendura-se com ganchos sobre a vítima morta para sentir prazer sexual. Esseato, citado anteriormente, também está relacionado com o sadomasoquismo, pois Carl só atinge o êxtase quando a vítima encontra-se humilhada, infligida de dor e submetida a sua vontade. Assim, tanto no sadismo como no masoquismo, a pulsão sadomasoquista entra em jogo, e é só quando seu movimento de reversão se encerra que a perversão se constitui em função de Carl em relação a sua vítima e do papeldesempenhado por esta: no sadismo, Carl atormenta a vítima que é tomada como objeto e goza, de forma masoquista, pela erotização dos tormentos que lhe inflige, já no masoquismo Carl goza pela erotização da dor infligida pela vítima.

-Tópico 3
A psiquiatra conseguiu fazer uma anamnese da vida do indivíduo através de um procedimento tecnológico avançado esse processo possibilitou diagnosticar,aparentemente, que a enfermidade do paciente foi desenvolvida por um trauma sofrido no momento em que ele estava sendo batizado, por isso o ritual desenvolvido antes de matar as vítimas estar relacionado com a água.

- Tópico 4
Através da análise feita pela psiquiatra pôde-se perceber que Carl estagnou-se na fase fálica, já que ele continua brincando com bonecas e acredita que as mulheres queele mata são bonecas (o objeto de prazer reprimido pelo pai durante sua infância), as quais, ele deve possuir. Aparentemente, a organização familiar, os maus tratos sofridos pelo pai, o trauma da água surgido no momento do batismo, ou seja, as relações exteriores na infância fizeram com que o superego de Carl fosse comprometido, o ego perdesse a característica de autopreservação e o id se...
tracking img