Recursos humando

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2262 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

ANA DE LOURDES
IRANI RODRIGUES

LIDERANÇA X COMUNICAÇÃO

Campo Novo do Parecis
2010
Ana de lourdes
IRANI RODRIGUES

LIDERANÇA X COMUNICAÇÃO

Trabalho apresentado ao Curso Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para adisciplina Seminário.

Orientador: Prof. Henry Tetsuji Nonaka

Campo Novo do Parecis

2010

INDICE

INTRODUÇÃO 4
1. Conceito de Liderança 5
2. Características do Líder 7
3. Estilos de Liderança 9
4. A Importância da comunicação para um líder 10
CONCLUSÃO 12
BIBLIOGRAFIA 13
INTRODUÇÃO

O mundo passa por um processo de constantes mudançasimpulsionadas pela globalização, pela inserção dos sistemas de informações e principalmente pela revolução tecnológica, essas mudanças ocasionaram profundas transformações na sociedade e no ambiente organizacional.

No novo paradigma organizacional a preocupação com a competitividade e a busca constante pela melhoria da qualidade nos processos, nos produtos e nos serviços é primordial para o sucesso daorganização e neste contexto a liderança se torna uma poderosa arma para se atingir esse objetivo.

Neste mundo globalizado, era da incerteza, mundo recheado de mudanças constantes, a comunicação também tem o seu importante valor, portanto, só poderão fazer o diferencial no mercado, as organizações que aprenderem a se comunicar, a trabalhar de forma interligada e inter-relacionada, somando forças,gerando assim, cada vez mais know-how.

Diante do exposto, neste trabalho temos como objetivo mostrar um panorama da importância sobre a liderança e a comunicação, e também analisamos como a comunicação caminha junto com a liderança, ela é o cérebro da liderança, pois será através dela que a organização garantirá seu sucesso.

1. Conceito de Liderança

Entendemos por liderança como oprocesso de influenciar pessoas no sentido de que ajam em prol dos objetivos da instituição. É a capacidade de levar alguém a cooperar espontaneamente. É ele quem guia, quem toma a frente, quem inspira, quem dá confiança a equipe.

Para ser um bom líder é necessário ter conhecimento sobre a própria função, ter um bom relacionamento interpessoal, manter pessoas que acreditam nele, possuirseguidores, aceitar as responsabilidades do cargo e ser aberto a mudanças.

Líderes conseguem extrair o melhor de cada pessoa, dando-lhes autoridade para que possam ter suas próprias idéias e agir de acordo com elas. Será bem sucedido se souber comportar-se adequadamente de acordo com as diversas situações, ou seja, se conseguir perceber cada contexto e adaptar o melhor método de liderança em função dascircunstâncias. A liderança é uma característica a ser desenvolvida. O líder não nasce pronto.

Portanto é ele quem alinha o grupo em torno de uma visão, mostrando o caminho a ser percorrido e garantindo o comprometimento de todos para chegar lá. Também é responsável por acompanhar e cobrar as atividades de cada um. Assim, ele deve fornecer quaisquer ferramentas e/ou orientações pra que todosfaçam sua parte da melhor forma, transparecendo confiança, direção, pulso firme, honestidade e que sabe como e o quê fazer.

Quando o foco é a organização, podemos dizer que líderes são aqueles que conseguem os bons resultados esperados, através de outras pessoas. O que diferencia uma organização de outra são as pessoas que a compõem e, principalmente, a forma de gestão existente, porque atecnologia, a qualidade e os preços praticados são praticamente iguais. Por isso, os líderes precisam tomar as decisões dentro de vários contextos e para tanto precisam usar o máximo de informações para minimizar os erros. O bom líder não dá ordens, controla ou pune.

Ele colabora, orienta, desenvolve conhecimentos e habilidades, apóia-se na solução de problemas e reconhece o esforço e o mérito...
tracking img