Recurso natural limitado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (715 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Recurso natural limitado

"A natureza sempre foi a maior fonte de matéria-prima para nós construirmos nosso mundo(...). Hoje, com a expansão das indústrias e de laboratórios, quase todas asmatérias-primas passam por transformações que alteram as suas características iniciais (...). Mas a tecnologia não pode substituir a diversidade de materiais existentes na natureza, nem é suficiente para quenós nos tornamos independente do meio ambiente. Matérias-primas como madeira, borracha, petróleo, metais, muitos desses recursos têm um estoque limitado no planeta. Os recursos devem ser utilizadoscom economia e cuidado, sem desperdícios e com o menor impacto possível."

"Quando forem retiradas do subsolo, as reservas de petróleo e carvão estarão esgotadas, sem a possibilidade de se formaremnovamente, pelo menos daqui a milhões de anos... É por isso que consideramos um recurso natural limitado."

Jenner Procópio de Alvarenga
José Luiz Pedersoli
Moacir Assis dÁssunção Filho
WellingtonCaldeira Gomes

Explorar é uma relação que o homem estabeleceu com a natureza desde que atribuiu valor aos recursos obtidos dela e que, ao longo da história, transformaram-se em produto pelotrabalho realizado. Defini-se então recursos naturais quaisquer materiais retirados da natureza e se lhes são atribuídos valores, do contrário não existe recurso, o material é apenas natural, sem o uso, semo valor não pode ser definido como um recurso.
Dinâmica Interna da Terra
Geosfera – dinâmica das esferas terrestres formada por litosfera, hidrosfera e atmosfera, e que juntas possibilitam aexistência da Biosfera, a vida.

• Hidrosfera – camada de água do planeta
• Atmosfera – camada de gases do planeta gases
• Litosfera – camada de rochas do planeta
Crosta ou Litosfera
Parte sólida eexterna do planeta formada por rochas mais ou menos leves compostas de minerais como silício, alumínio e magnésio variando na profundidade de até 70 km (os dados podem varias de acordo com o autor)....
tracking img