Recurso humanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (714 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
BREVE HISTÓRICO

A expressão “Departamento de Pessoal” tem um caráter histórico, vindo desde a época da escravidão, onde os senhores designavam pessoas (conhecidos como capitães), para cuidar dosescravos a quem viam como máquinas, meros equipamentos dos quais extraiam o máximo deles.
Com a evolução dos tempos vieram as empresas, no entanto, não existia legislação trabalhista, logo ostrabalhadores trabalhavam em regime de escravidão e os “patrões” tinham em mente que precisavam pagar apenas um valor que fosse o “suficiente”, no entendimento deles, para o sustento da família dotrabalhador. Nessa fase o chefe de pessoal, tinha como atribuição apenas controlar em uma espécie de ficha ou escrita do pessoal, o valor que o trabalhador tinha a receber desde sua admissão até o dia de suasaída e também dar ordens, ou seja, um feitor. Sendo assim a administração tinha apenas uma função contábil
DP Início aproximado: 1820
Objetivo: “estabelecer um método pelo qual pudessem discernirmelhor, entre a extensa e diversificada massa de candidatos a emprego, que indivíduos poderiam tornar-se empregados eficientes ao melhor custo possível.”
* Custos, um fator de competição.
*Função específica para a administração de pessoal.
* Os empregados eram um fator de produção: a mão de obra passou a ter maior mobilidade e havia muitos migrantes no país, o que reforçava a necessidadede treinamentos.
* Procedimentos e processos que fizessem o homem a trabalhar mais efetivamente possível: produtividade, recompensas e eficiência de custos.
* Segundo Milesi (HBR) - funçãogerente: dar ordens e monitorar.

A partir de 1930, no Governo de Getúlio Vargas, as empresas sofrem um impacto perante a legislação trabalhista, que entre outras, cria o Ministério do Trabalho,estabelece horário de trabalho para algumas áreas; institui a Carteira Profissional; cria proteção ao Trabalho da Mulher e do menor; etc. A partir daí, o chefe de pessoal deixa de ser somente um feitor...
tracking img