Recurso humano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 78 (19482 palavras )
  • Download(s) : 1
  • Publicado : 1 de junho de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SÚMARIO

1.0 FUNDAMENTOS DA ECONOMIA

2.0 IMPORTÂNCIA DA ECONOMIA

3.0 FATORES DE PRODUÇÃO

4.0 DIVISÃO DO TRABALHO

5.0 PROCESSO DE RENDIMENTO

6.0 OBJETIVO EMPRESARIAL

7.0 PROCESSO DE RENDIMENTO EM DIVERSOS RAMOS DA ECONOMIA

8.0 TRANSAÇÃO FINANCEIRA

9.0 INVESTIMENTO E FINANCIAMENTO

10.0 CRÉDITO

11.0 MERCADO E PREÇO

12.0 OFERTA E PROCURA

13.0MODELO DE PREÇO

14.0 CONCENTRAÇÃO DA ECONOMIA

15.0 POLÍTICA DE CONCORRÊNCIA E O ESTADO

16.0 MEDIDAS DE PROTEÇÃO AO CONSUMIDOR

17.0 MERCADO FINANCEIRO

18.0 IMPOSTOS: TIPOS

19.0 ECONOMIA BRASILEIRA E INTERNACIONAL

20.0 COMPARAÇÃO DO SISTEMA ECONÔMICO

21.0 OBJETIVOS E CONFLITOS DA ECONOMIA

22.0 CONJUTURA POLÍTICA

23.0 ECONOMIA E GLOBALIZAÇÃO

1.0FUNDAMENTOS DA ECONOMIA
Podemos explicar o que é Economia analisando o significado do verbo
economizar ou da expressão “fazer economia”. Economizar significa evitar gastar inutilmente e guardar para futuras necessidades. Sempre procuramos economizar o nosso dinheiro, reservando uma parte para uma situação de emergência. .A palavra economia deriva do grego oikosnomos  (de oikos, casa, e nomos,lei), que significa a administração de uma casa, ou do Estado, e pode ser assim definida:

Economia é a ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem (escolhem) empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre as várias pessoas e grupos da sociedade, afim de satisfazer as necessidades humanas. Essa definição contém váriosconceitos importantes, que são a base e objeto do estudo da Ciência Econômica:
•escolha
•escassez
•necessidades
•recursos
•produção
•distribuição

Economia é a ciência que estuda a produção, a circulação, a distribuição e o consumo.
Economia é fundamentalmente o estudo da escassez e os problemas dela decorrentes (STONIER HUGUE).

2.0 IMPORTÂNCIA DA ECONOMIA

A Economia faz fronteira comoutras importantes disciplinas tais como, Sociologia, Psicologia, Antropologia, Administração, Contabilidade, Estatística, e Matemática. Para a interpretação de registro histórico, são necessários os instrumentos analíticos, por que os fatos não contam com a sua própria história, mas possuem grande importância.

A tarefa da economia como um todo é descrever, analisar, explicar e correlacionaro comportamento da produção, do desemprego, dos preços e fenômeno semelhantes. Para que tenham significado é preciso que as descrições sejam mais do que uma série de narrativas separadas. Devem se encaixar num padrão de sistemático, isto é, constituem a verdadeira análise.

Desde a infância todos sabem alguma coisa de Economia. Este conhecimento é tão útil quanto ilusório: útil porque énatural e humano aceitar ponto de vista superficialmente plausível. Um conhecimento insuficiente pode ser perigoso.
Um profissional (advogado, contabilista etc) que tenha negociado vários contratos trabalhistas, com sucesso, pode achar-se um perito na economia dos salários.

Um empresário que tem enfrentado no dia a dia controle nos custos de sua empresa, pode achar que seu ponto de vista sobrecontrole de preços é a ultima palavra. Um banqueiro pelas suas ações no mercado financeiro, pode concluir que sabe tudo a respeito da economia financeira. Cada individuo tende, naturalmente a julgar um fato econômico pelo seu efeito imediato sobre ele.

3.0 FATORES DE PRODUÇÃO

Os fatores de produção são os bens necessários a realização de um produto final.
São elementosque tornam possível a existência de produção. Classicamente a teoria econômica considera três fatores de produção; O capital, o trabalho e os recursos naturais ou terra.
Modernamente somaram-se lhes outros, como tecnologia, conhecimento e a organização empresarial. Existem fatores fixos e variáveis. Os primeiros são aqueles cuja quantidade não pode alterar, já o caso dos últimos, a sua...
tracking img