Reconhecimento de iris

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 121 (30131 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Estadual de Campinas Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação

Uma Proposta para Melhoria na Eficiência de um Sistema de Reconhecimento de Íris Humana.

Autor: Roger Fredy Larico Chavez Orientador: Prof. Dr. Yuzo Iano

Dissertação de Mestrado apresentada à Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação como parte dos requisitos para obtenção do título de Mestre emEngenharia Elétrica. Área de concentração: Telemática e Telecomunicações.

Banca Examinadora
Yuzo Iano..................................................................................................... Decom/Feec/Unicamp Osamu Saotome ........................................................................................... IEEA/IEE/ITA André Leon Sampaio Gradvohl................................................................... Cenapad/Unicamp João Baptista Tadanobu Yabu-uti................................................................ Decom/Feec/Unicamp

Campinas, SP Fevereiro/2007

FICHA CATALOGRÁFICA ELABORADA PELA BIBLIOTECA DA ÁREA DE ENGENHARIA E ARQUITETURA - BAE - UNICAMP

L324p

Larico Chavez, Roger Fredy Uma proposta para melhoria na eficiência de um sistema dereconhecimento de íris humana / Roger Fredy Larico Chavez. --Campinas, SP: [s.n.], 2007. Orientador: Yuzo Iano Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação. 1. Íris (Olhos). 2. Reconhecimento de padrões. 3. Biometria. 4. Processamento de sinais. 5. Processamento de imagens. 6. Computação – Medidas de segurança. I. Iano, Yuzo. II.Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação. III. Título.

Título em Inglês: A new proposal for improvement in the iris recognition system Palavras-chave em Inglês: Iris recognition, biometric, security, Algorithms, Acquire, segmentation, detection of circles, Signal processing Área de concentração: Telecomunicações e Telemática Titulação: Mestre em EngenhariaElétrica Banca examinadora: Osamu Saotome, André Leon Sampaio Gradvohl e João Baptista Tadanobu Yabu-uti Data da defesa: 28/02/2007 Programa de Pós-Graduação: Engenharia Elétrica

ii

Resumo
A biometria tem sido utilizada amplamente em segurança de sistemas automatizados. Neste trabalho propõe-se um sistema de reconhecimento pessoal baseado na biometria de íris. Essa escolha baseia-se nofato de que a íris fornece uma das melhores formas de biometria, atualmente. Tem-se como objetivo, estudar e melhorar os métodos existentes visando uma diminuição no tempo de processamento, na quantidade de memória requerida bem como na porcentagem de erros. A pesquisa mostra que o bloco mais lento corresponde ao da localização. O bloco que insere mais erros no processo de reconhecimento é o dacaptura de dados, isso porque a coleta de informações é feita por um dispositivo (câmera) em um ambiente onde muitos fatores transformam-se em fontes de erros. Os algoritmos de reconhecimento estudados visam uma percentagem de erro mínimo. Para o desenvolvimento de um algoritmo rápido visando o reconhecimento de íris, é necessária uma localização adequada da imagem, com pouca perda de informação. Nestetrabalho, também se apresenta um algoritmo detalhado de localização rápida da textura da íris. Para isso, se utiliza um esquema de busca iterativa de centros e raios de círculos concêntricos bem como a aplicação de ruído gaussiano e a utilização de filtros medianos para se conseguir uma resposta confiável. Os resultados encontrados são comparados com algoritmos publicados na literatura eexaustivamente testados. O algoritmo proposto apresenta desempenho superior em comparação com outros em relação à velocidade de processamento assim como um incremento na exatidão de reconhecimento. Palavras-chave: Reconhecimento de íris, biometria, segurança, algoritmos, captura, localização, detecção de círculos, processamento de sinais.

iii

Abstract
The biometric has been widely used in...
tracking img