Reconhecer a diversidade e variedade das actividades fisicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1369 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O seu valor formativo



Introdução

Tudo começou quando o homem primitivo sentiu a necessidade de lutar, fugir ou caçar para sobreviver. Assim o homem à luz da ciência executa os seus movimentos corporais mais básicos e naturais desde que se colocou de pé: corre, salta, arremessa, trepa, empurra, puxa e etc.

O objectivo deste trabalho é abordar o Exercício Físico, dando a conhecer osseus fundamentos e objectivos, pois em qualquer idade da vida de um pessoa este tem um papel bastante importante na saúde proporcionando estilos de vida mais saudáveis e bem-estar físico e psicológico.



O que é o Exercício Físico ?

O Exercício Físico pode definir-se como todo o movimento do corpo, com frequência contínua que produz um certo gasto energético. É, além do mais, qualqueractividade física que aumenta ou mantém a capacidade física, podendo ter como objectivo a melhoria da saúde (em caso de problemas ou por simples precaução), o prazer puro (sendo por isso uma actividade recreativa, realizada em momentos de lazer) ou qualquer tipo de treino (para ganhar resistência física).

Com a prática regular, o corpo tende a desenvolver a aptidão física como ganhar força, destreza,agilidade ou competência geral em algum campo de actividade e habilidades motoras ou reabilitação orgânico-funcional em contextos sociais diferentes.

O exercício físico deve ser realizado sob orientação de um profissional ou centro desportivo qualificado, para que se consigam atingir determinados objectivo.



O que é o Desporto ?

O desporto consiste numa actividade física que exigealguns regulamentos e que normalmente “patrocina” a competição entre os participantes (individuais, duplas ou equipas).

Também, para que se possa considerar um desporto como tal, é necessário possuírem-se certas habilidades e capacidades e existirem regras instituídas por uma confederação regente.

Algumas modalidades desportivas, não “respeitam” a tradição do exercício físico porque, porexemplo, quando se utilizam veículos ou outras máquinas o atleta não realiza praticamente nenhum esforço físico. Neste caso é mais importante a destreza e a concentração.

O desporto é um fenómeno sociocultural, que envolve a prática voluntária de actividade predominantemente física competitiva com objectivo recreativo ou profissional, ou não competitiva com puro objectivo de lazer.
São bastantediversos os motivos porque se pratica desporto.

A actividade desportiva pode ainda ser aplicada na promoção da saúde em âmbito educacional, especializando e complementando os interessas voluntários duma sociedade não especializada.

O que é a Educação Física ?

A educação física é um termo ultilizado para designar a correcta prática do conjuntyo das actividades físicas não competitivas e dosdesportos.

Tem como objectivo, fins recreativos relativamente a ciência prática das actividades anteriormente referidas, acabando por resultar de uma série de pesquisas e procedimentos establecidos.

A grande diferença entre a educação física e os desportos é que enquanto a primeira é uma disciplina escolar e um campo académico, os desportos referm-se às diversas modadlidades olímpicas. Estadiferenciação é bastante importante, pois há muitas pessoas a considera-los sinónimos.

Já a diferença entre a educação física e a actividade física é que a actividade física consiste em qualquer movimento do corpo, produzido pelo músculo-esquelético que resulta de um aumento do gasto de energia e se refere ao gasto calórico promovido pelo aumento do esforço físico. A educação física é uma acçãoplaneada e estruturada, que utiliza vários elementos (como a actividade física, dança, luta, jogo e a diversão entre outros) e que nasce com a modernidade da sociedade urbana e indústrial e com o objectivo de educar e preparar os corpos dos futuros operários nas fábricas criando hábitos higiénicos e saudáveis, proporcionando assim a melhoria das condições sanitárias.

Para poder ensinar...
tracking img