Reciclagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1229 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Reciclar - Um compromisso com o Meio Ambiente
 
"Na Natureza, nada se perde, tudo se recicla..."

A Natureza está sempre se transformando , está sempre em harmonia. Quem destrói isso, é o homem, jogando lixo no lugar errado. Como podemos ajudar então a natureza? Reciclando todo material que pudermos. Separando-os e transformando-os em matéria-prima.
 
■ Curiosidades...
[pic]A cidadede São Paulo produz mais de 12.000 toneladas de lixo por dia;

[pic]Se toda água do planeta coubesse em um litro, a água doce corresponderia a uma colher de chá.

[pic]Com o lixo de São Paulo, em uma semana dá para encher um estádio para 80.000 pessoas;

[pic]Somente 37% do papel de escritório é realmente reciclado o resto é queimado, por outro lado em torno de 60%do papel ondulado é reciclado no Brasil.

[pic]Um litro de óleo combustível usado pode contaminar 1.000.000 de litros de àgua.

[pic]Menos de 50% de produção nacional de papél ondulado ou papelão é reciclado atualmente, o que corresponde a cerca de 720 mil toneladas de papél ondulado. O restante é jogado fora ou inutilizado.

[pic]Se o país reciclasse todas aslatas de aço que consome, seria possível evitar a retirada de 900 mil toneladas de minério de ferro por ano e economizaria energia equivalente ao consumo de quatro bilhões de lâmpadas de 60 Watts.
 
Lixo: Quem é o responsável?
Abaixo dois textos. Cabe a você decidir sua posição na sociedade.
[pic]- -Lixo Urbano
-------- O lixo urbano está se transformando em um problema crucial para as aglomeraçõesurbanas. Toda e qualquer cidade que ainda não tenha encaminhado uma solução de longo prazo certamente enfrenta problemas de sujeira, proliferação de moscas, riscos de contaminação de águas, plantas e animais e - por conseqüência - está sujeita ao aparecimento freqüente de doenças.
-------- De modo geral, problemas dependem de que se tenha consciência a seu respeito para que as soluções sejamencaminhadas. No caso do lixo, a variada oferta de soluções está antecipando o reconhecimento do problema, o que, de início, é muito positivo.
-------- O que preocupa, no entanto, é que as ofertas de soluções não sejam precedidas de estudos sobre as necessidades específicas das cidades para as quais são dirigidas.
-------- O lixo urbano é um campo em os investimentos são altos em relação a orçamentosmunicipais cada dia mais e mais insuficientes. Meias soluções podem acarretar custos de manutenção elevados no presente e reparações vultosas por danos ambientais no futuro.
-------- Recente e oportuno relatório da Secretaria do Meio Ambiente mostra que o tratamento e a disposição final do lixo domiciliar estão sendo feitos de forma inadequada em 78% dos municípios paulistas. Água, solo e ar doEstado estão sendo afetados diariamente, com possibilidades dramáticas de comprometimento ambiental, cuja reparação, quando possível, é lenta e muito onerosa.
-------- Não há falta de conhecimento, portanto. Está mais do que no hora de prefeitos, câmaras municipais e comunidades buscarem soluções integradas e consistentes para seus problemas de lixo (resíduos sólidos).
Ruben Cesar Keinert e RubensMazon - Profs. Da FGV
[pic]--- --- Lixo: Responsabilidade de Todos
-------- Em épocas de chuvas, em várias partes de São Paulo, ocorre enchentes arrazando com várias famílias. Novamente, evoca-se a responsabilidade do governo, mas pouco se fala da responsabilidade ainda maior: a do cidadão. Vemos enormes quantidades de lixo lançada nos córregos, o que inevitavelmente, contribui para as enchentes.-------- Por outro lado, fala-se muito também na despoluição dos rios Tietê e Pinheiros, ação que com certeza, depende da vontade política. Mas se analisarmos mais profundamente, chegamos à um conceito bastante utilizado nas empresas: as ações preventivas e corretivas. Para despoluí-los serão necessários bilhões de dólares e, certamente, gastar-se-ia muito menos em campanhas de conscientização da...
tracking img