Reciclagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2186 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Residuos solidos e Industriais

Os residuos solidos urbanos, mais conhecidos por lixodomestico, são restos consequentes das actividades domésticas e comerciais das localidades.
A sua composiçao é variavel dependendo de varios factores como: situaçao economica, rotinas/habitos de vida de cada um, etc.
Estes residuos podem ser clasificados como:
← Material Organico: restos de comida;fraldas usadas; papel e cartao com gordura; papel de cozinha sujo; etc…
← Papel e Cartao: revistas, jornais, caixas, embalagens, sacos de comida de animais, papeis de impressao usados, etc…
← Vidro: garrafas de vidro, boioes de vidro, frascos, etc.
← Plastico: garrafas de plastico, garrafoes de plastico, sacos de plastico, embalagens, vasos, tampam, etc…
← Metal: latas, caricas,etc…
← Outros: oleos, residuos informaticos, cortiça, roupas, etc…
Existe ainda outro tipo de residuos designados toxicos que necessitam de um “armazenamento especial” para não se correr o risco de contaminação do ambiente e dos seres. Tais como: pilhas, aerosois vazios, restos medicos, baterias, etc…

Cada pessoa por media produz cerca de 1,3Kg de residuos solidos urbanos por dia, ou seja,numa pequena regiao com cerca de 10.000 habitantes é produzido, por dia, 10 toneladas de residuos solidos. Exitem porem duas maneiras desses residuos serem recolhidos: de forma indiferenciada e selectiva.
A forma indiferenciada é aquela em que não ocorre nenhum tipo previo de separaçao de acordo com os diferentes tipos de residuos sendo rotulado de lixo comum. A forma selectiva é aquela em que osresiduos são recolhidos já separados segundo os diferentes tipo de residuose o destino para o qual vao ser enviados.








Formas de tratamento e valorização de residuos urbanos


Apos a recolha o lixo pode ser encaminhado para diversas formas de tratamento e valorizaçao de residuos solidos. Que são a compostagem, aterros sanitarios, incineração e reciclagem

• Compostagem:Composto é a materia vegetal que foi decomposto e reciclado como fertilizante e condicionador do solo. Sendo um ingrediente fundamental para a agricultura biologica. Essencialmente o processo de compostagem é um processo formado por varias etapas, processo esse que controla minusiosamente as entradas de ar, agua, nitrogenio e carbono que são necessarios para todo o metodo da compostagem.
Oprocesso de decomposiçao consiste em picar o material vegetal, a adiçao de água e garantir a aeração apropriada atraves da viragem regular da mistura.
O composto pode ser rico em nutrientes o que faz com seja muito utilizado em jardins, horticulas e agricultura sendo benefico para o solo de diversas maneiras tais como condicionador, fertilizante, a adição vital de húmus e como um pesticidanatural.
A principal vantagem desta forma de tratamento de residuos é que não requer muito esforço e encaiza-se naturalmente nas práticas agriculas em climas temperados.
As desvantagens desta forma de tratamento de residuos em o espaço ser utilizado aproximadamente surante um ano exclusivamente para isso, alguns nutrientes pode diminuir o efeito pretendido por estarfem expostos a chuva, ervasdaninhas, sementes de ervas daninhas e insectos que não podem ser controlados adquadamente.

















• Aterros Sanitarios:
Um aterro sanitairo trata-se de um espaço destinado à disposiçao final de residuos solidos gerados pela actividade humana. Nele são apenas depositados residuos domesticos, comerciais, de serviços de saude, da indústria de construção e dejectossolidos retirados de esgotos, atendendo a normas legais e critérios ambientais para combate à poluição do solo e camadas inferiores. Este tipo de aterro utiliza técnicas de engenharia e tecnologia seguras para evitar danos ao meio ambiente e à saúde pública e passa por monitoramento constante para evitar vazamentos no solo.
Antes da instalação do aterro sanitário é realizada a impermeabilização...
tracking img