Reciclagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1969 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Fator Principal

A preocupação com o meio ambiente é notória. O lixo urbano é um dos maiores problemas ambientais da atualidade que causa mau cheiro e poluição.
Os problemas ambientais relacionados à degradação da diversidade biológica ocorrem desde a época da colonização. Hoje, o modelo de consumo adotado pela sociedade moderna provoca o aumento contínuo e exagerado da quantidade de lixoproduzido. Este problema ambiental causa enchentes, entope bueiros e diminui a vazão de água. A cada dia que passa esse problema cresce se amontoa e se espalha pela cidade. (SOBRE, S/D)

1.1 Histórico

A crescente economia do Brasil faz com que os brasileiros tenham um maior poder de compra e, consequentemente gerem a cada dia mais lixo. Cada brasileiro produz cerca de 1,152 kg de lixo pordia. Nas grandes capitais, esse volume ainda é maior. Em Brasília, cada habitante gera 1,698 kg, no Rio de Janeiro 1,617 kg e em São Paulo 1,259. Esse aumento não seria considerado um problema se a coleta seletiva estivesse crescendo na mesma proporção que a produção de lixo do país (VIALLI, 2010)
De 2009 para 2012, o volume médio de resíduos coletados diariamente na cidade de São Paulo teve umaumento de 12,5%. Passaram de 16 mil toneladas para em média 18 mil toneladas. Só de resíduos domiciliares são coletados quase 10 mil toneladas. Apenas 1% do total é destinado à reciclagem. O ideal é que a cidade estivesse reciclando cerca de 25% do total do lixo produzido (COLETA, S/D)

1.2 Por quê?

Com o tempo, o lixo produz um líquido que infiltra no solo e polui as fontes de águapotável. Além disso, o lixo atrai animais que transmitem doenças. Outro problema é o lixo que é jogado no meio da rua. Ele entope bueiros e as galerias, bloqueando o escoamento das águas, causando enchentes. Já nos oceanos e rios o lixo causa danos ecológicos. Ainda a queima do lixo, libera gases venenosos que podem causar incêndios difíceis de controlar.
Se pelo menos 25% do lixo fosse reciclável,estaríamos retardando os problemas ambientais causados por conta do mesmo. A reciclagem permite a extração de diversos tipos de materiais, além de diminuir o volume destinado aos aterros, contribui diariamente na prolongação da vida útil dos aterros sanitários da cidade além de transformar os materiais que já foram usados em outros produtos que podem ser comercializados.

1. Objetivos daComunicação

O lixo que produzimos precisa de atenção e cuidados. Esta campanha tem como objetivo incentivar as pessoas darem a devida atenção e a participarem da coleta seletiva. O intuito é ir muito além da participação, e sim, ensinar as pessoas a jogarem os seus lixos em locais apropriados.
Também se tem como objetivo fazer com que o público alvo perceba que a palavra “lixo” é antiquada eantiga, hoje a palavra é “reciclar”. Se todos mudarem os seus hábitos, praticarem e incentivarem os outros a fazerem a coleta seletiva, poderemos mudar o rumo do futuro do mundo.
Queremos que cada um que recicle entenda: você não será mais um e sim um cidadão preocupado com o destino do planeta.

2. Público-Alvo

Jovens universitários, de 17 a 27 anos. A grande maioria ainda mora com ospais, mas tem grande poder de decisão, por já trabalharem e terem o seu próprio dinheiro. Pertencentes à classe A e B. São mais conscientes, eles se preocupam com o futuro do mundo e realmente se importam com isso.
Em sua grande maioria são lideres de opinião, têm blogs e são aptos de grandes ideias. Estão sempre em busca do melhor. Querem um mundo melhor e acreditam que possam mudar o que estáacontecendo de errado, para terem um futuro melhor.

3.3 Perfil Demográfico

Jovens, de 17 à 27 anos, homens e mulheres, que frequentam as universidades de São Paulo. Classes sociais A e B.

3.4 Perfil Psicográfico

Sempre com ideias inovadoras, em busca do novo, querem se destacar de alguma maneira na sociedade. Ser diferente é questão de honra. Conectados 24 horas por dia,...
tracking img