Reciclagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3190 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1.0 - INTRODUÇÃO

Reciclagem é um conjunto de técnicas que tem por finalidade aproveitar os detritos e reutiliza-los no ciclo de produção de que saíram. É o resultado de uma série de atividades, pelo qual materiais que se tornariam lixo, ou estão no lixo, são desviados, coletados, separados e processados para serem usados como matéria-prima na manufatura de novos produtos.
As maioresvantagens da reciclagem são a minimização de quantidade de resíduos que necessita de tratamento final, como aterramento ou incineração. A reciclagem vem crescendo ano após ano no mundo, isso se deve a uma conscientização cada vez maior por parte da população, que está acompanhando a necessidade de preservar o meio ambiente. Hoje em dia a maior parte das escolas públicas e particulares participa deprogramas ecológicos, incluindo a reciclagem no seu currículo.
Porém, no município de Mangaratiba, não há separação de resíduos e nem reciclagem. Sendo um lugar tão rico em belezas naturais e matérias-primas,esse grande desperdício tem afligido a população. Pois grande parte dele é descartado em local impróprio e tem gerado problemas para o mesmo.
Por este motivo foi elaborado o projeto Mangaratibaum município reciclável para reduzir a quantidade de resíduos, diminuir impactos ao ambiente, transformá-lo em um município sustentável e ainda proporcionar oportunidades de empregos a população.
A partir daí foi criado um centro de tratamento de resíduos ( CTR ) parecido com a de Nova Iguaçu,porém com separação e reciclagem de resíduos para obter um melhor resultado.




2.0 –CAPÍTULO II - HISTÓRIA DA RECICLAGEM NO BRASIL

No Brasil foram registrados os primeiros vestígios de reciclagem em 1896 quando catadores de resíduos tinham ordens para encaminhas garrafas, ferros, folhas e outros materiais para fabricas e locais em que seriam reutilizados. Mas as preocupações em relação aos problemas trazidos pelos resíduos excessivo no meio ambiente ganharam força em 1920devido às aglomerações e divulgações que vinham sendo realizadas por países estrangeiros que realizavam a reciclagem dos resíduos, em que de instância o interesse era realmente ligado ao rendimento econômico que a reciclagem.
No ano de 1970 o país viu-se mais possibilitado a realizar com maior extensão a reciclagem dos resíduos, isso se deu devido ao surgimento e criação de novas ferramentas eprodutos que facilitavam a realização de cada processo para a reciclagem dos resíduos, o que inclui o retorno dos resíduos descartado para as indústrias e fabricas que reutilizam durante a produção de determinados produtos e serviços.
A partir daí surgiram vários projetos e programas de incentivo a reciclagem dos resíduos procurando conscientizar a população brasileira de como é danoso ao meioambiente e consequentemente a todos os seres vivos esses descarte excessivo de resíduos que é realizado diariamente e que prejudica todo o ecossistema do planeta.
Atualmente o país gera por dia por volta de 195 milhões de kg de resíduo o que resulta em aproximadamente 55 trilhões de Kg de resíduos por ano, valores que corresponde a cerca 1,15 kg de resíduos gerado diariamente por cada brasileiro.Por essa análise dá para ver os problemas gerados se todo esse resíduos for descartado no meio ambiente, no entanto, o país mostra-se bastante atento a essas questões e realiza a reciclagem de grande parte dos resíduos. Para se ter uma ideia são 94% de alumínio reciclado; 77% de papelão reciclado; 50% de embalagens Longa Vida recicladas, entre outros que resultam em grandes benefícios para o país,por exemplo, na economia da energia elétrica durante a produção de produtos com matéria-prima reciclada.
3.0 – CAPÍTULO III - COLETA SELETIVA

3.1 - Coleta Seletiva

É um sistema de recolhimento de materiais recicláveis, tais como papéis, plásticos, vidros, metais e orgânicos, previamente separados na fonte geradora. Estes materiais são vendidos às indústrias recicladoras ou aos sucateiros....
tracking img