Reciclagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2331 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Gerenciamento Ambiental
Até pouco tempo não se tinha preocupação com o desperdício da matéria-prima, agua e energia, gerando prejuízos para as próprias indústrias e para o meio ambiente, provocando o que vemos hoje, que é uma situação dramática de geração de resíduos.
Essa situação passou a exigir uma politica especifica integrada de gerenciamento de resíduos, que venha complementar aprevenção da geração de resíduos na fonte, assim como o uso racional de matéria-prima, energia e recursos naturais.
Esse “uso racional” hoje é proporcionado por programas de gerenciamento integrado de resíduos industriais, que nada mais é do que o conjunto de ações que manejo, colete, tratamento e disposição. Isto dando a cada tipo de resídua atenção especial no tocante ao tratamento e disposição maisadequadas.
Existem muitas ferramentas disponíveis para o gerenciamento de resíduos, sendo que a hierarquia para que se obtenham resultados, é a seguinte:
* Prevenção da poluição;
* Reutilização;
* Reciclagem;
* Recuperação de energia;
* Controle de poluição;
* Disposição;
* Remediações.
O gerenciamento de resíduos geralmente é realizado em industrias, porem é necessárioque se estenda a todas as áreas onde se geram resíduos, pois com o mesmo conceito obtêm-se excelentes resultados em hospitais, supermercados, comércios, escolas, ambientes de lazer, etc.
Para o desenvolvimento de um modelo de gerenciamento de resíduos, devem-se observar as recomendações da Agenda 21, que foi o principal documento produzido na Rio 92, ou Eco 92 na década de 90, onde se estabeleceuum programa de ação para implementar as decisões da conferência, principalmente as ações de governos.
A agenda 21 propõe o uso racional da matéria-prima e da energia para a produção de bens e serviços, a realização de pesquisas sobre novas formas de energia, além de motivar a visão de desenvolvimento sustentável para prevenir as necessidades das gerações de século 21.

2. Minimização deresíduos.
Alguns autores citam a teoria dos 3 Rs quando tratam do assunto “resíduos”. Vamos, resumidamente, conhecer de eu se trata.
A natureza agradeceria á população do mundo se a ordem de prioridade fosse a citada a seguir, o:
Primeiro R: significa “reduzir” a geração de resíduos. É a forma mais interessante para a preservação ambiental ou a preservações dos recursos naturais. No nosso dia-a-diasignifica, grosso modo, “não deixar nada no prato que comemos”, ou preparar uma refeição no exato limite das nossas necessidades e ainda aproveitando as cascas.
Se transportarmos esse raciocínio para uma produção industrial, a coisa começa a pegar, visto que a tecnologia da produção passa a ficar mais complexa. Todavia, há exemplos já postos em pratica, como por exemplo, a recirculação total daságuas de um processo industrial, que reduz o consumo de água.
A redução na fonte geral:
a. Alteração: Substituição e/ou purificação de matérias-primas;
b. Alterações Tecnológicas: Mudanças no processo / equipamentos / etc.;
c. Automatização: E até mudanças nas condições ocupacionais;
d. Mudanças de procedimentos e práticas ocupacionais: prevenção de perdas / treinamento depessoal / segregação / reuso / reciclagem;
Segundo R: significa “REUTILIZAR”, essa maneira de tratar os resíduos demanda muito poder de imaginação, pouca tecnologia e mudança na forma de destinação do produto como: o uso de embalagens retornáveis; a mudança na forma de uso original da maior parte das embalagens ou produtos, com sua reutilização para outra finalidade, por exemplo: A embalagem dofilme fotográfico poderá servir para guardar comprimidos a granel ou pequenas amostras, em vez de ser jogada fora; as sacolas de supermercados podem ser utilizadas como saco de lixo; as cascas de coco seco podem se tornas lindos vasos ... Mas devemos tomar cuidado, porque muitos produtos químicos não podem ter suas embalagens reutilizadas, como é o caso dos venenos, ácidos e outros.
Terceiro R:...
tracking img