Reciclagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2086 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TIPOS DE RECICLAGEM

Cada vez mais, a sociedade tem se preocupado com a importância da reciclagem e com a reutilização das matérias-primas da natureza.
A reciclagem é a revalorização de descartes a partir de operações, que convertem certos materiais em matéria-prima para a produção de outros produtos. Além de ecologicamente correta, a reciclagem, pode ser viável economicamente elucrativa, tanto para os recicladores como para as indústrias de transformação.
Existem atualmente três tipos de reciclagem: a Reciclagem Mecânica, a Reciclagem Química e a Reciclagem Energética.

RECICLAGEM MECÂNICA
Entre os tipos de reciclagem citados acima, a Reciclagem mecânica de plásticos é o processo mais conhecido. Neste processo, a qualidade do produto final depende principalmente daqualidade do produto a ser reciclado, ou seja, depende da qualidade dos descartes encaminhados para a reciclagem.
A Reciclagem Mecânica consiste na transformação de descartes plásticos de origem industrial e do consumo da população em grânulos que podem ser reutilizados para a produção de outros produtos.
A seguir é apresentado um fluxograma que descreve o ciclo de Reciclagem Mecânica:[pic]






DESCRIÇÃO DAS ETAPAS

Coleta de Descartes: consiste na coleta seletiva, gerada nos domicílios. Esta etapa pode ser considerada a principal, pois desperta a consciência ecológica e necessita da participação da população.
Separação e Triagem por tipo de plástico: esta etapa é realizada em um centro de triagem, onde o descarte plástico é separado manualmente porfamílias de produtos. Devido a isto, nesta etapa é importante observar a identificação na embalagem do produto, se não existir a identificação, a separação é realizada observando-se o aspecto visual do mesmo.
A identificação de produtos plásticos é caracterizada por um sistema de codificação, que identifica o material com que foram confeccionados os produtos. A vantagem da separação de acordo com ocódigo do material, está na diminuição de contaminação entre materiais que possuem propriedades incompatíveis, o que dificultaria o seu processamento.
A seguir são apresentados os símbolos que podem ser encontrados em produtos plásticos:
Polietileno Tereftalato
Polietileno de Alta Densidade
Policloreto de Vinila (PVC)
Polietileno de Baixa Densidade
PolipropilenoPoliestireno
Outros materiais
Compactação e Enfardamento: uma vez separados e triados os descartes plásticos são compactados e enfardados em prensas hidráulicas presentes nos centros de triagem, estes fardos são vendidos posteriormente para Empresas de Reciclagem.
Trituração e Moagem: nesta etapa o material é moído e triturado em partes menores. O equipamento que realiza a moagem domaterial é o moinho, este equipamento possui um conjunto de facas que estão montadas sobre um rotor giratório e outras facas que estão presas a carcaça do moinho, estas cortam o material em pequenos pedaços.
Lavagem: o material moído é lavado com água para a retirada de impurezas. É importante que a água utilizada na lavagem, seja tratada para pode ser reutilizada.
Secagem: a etapa de secagemelimina o excesso de água que o material moído contém. A secagem consiste no aquecimento de ar que é forçado a passar por entre o material moído, removendo sua umidade.
A secagem para materiais higroscópicos - material que apresenta grande capacidade de absorver água e umidade do ar - é extremamente importante, uma vez que o excesso de água pode prejudicar o processamento com este material.Extrusão-Granulação: a extrusora é alimentada com o material moído. Nesta etapa há a plastificação e homogeneização do material. Em seguida são extrudados perfis que são chamados de "espaguetes", estes são resfriados em um tanque com água circulante. Após as perfis são cortados em granulador.
O produto granulado, uma vez obtido, pode ser reutilizado nos processos de transformação (injeção,...
tracking img