Reciclagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (456 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Título: RECICLANDO-SE: MUDANDO O ‘’PAPEL’’ DA NOSSA ESCOLA

Autores
Danielle Elias Gonçalves ¹
Monaliza Taveira de Souza ¹
Fábio Luna dos Santos ²

1 Alunos da E E F M Teodorico Teles deQuental
2 Professor da E E F M Teodorico Teles de Quental

INTRODUÇÃO
A partir da década de 1980, a produção de embalagens e produtos descartáveis  aumentou significativamente, assim como a produção delixo, principalmente nos países desenvolvidos. No processo de reciclagem, entre os materiais mais reciclados esta o papel. No Brasil cerca de 50% do papel consumido é reciclado, variando de acordocom o tipo: papéis ondulados reaproveitamento de 79.5% em 2007 e papéis de escritório reaproveitamento de 38.1%, representando 817 mil toneladas de papel. Reciclando o papel podemos diminuir o volume delixo ocasionado pelo desperdício e ainda poupar árvores. Na escola uma grande quantidade de papel é recolhida dos cestos de lixo, nos diversos ambientes, e o destino deste material é o lixão.Sabe-se, entretanto, que o papel usado é um material com grande poder de reaproveitamento e utilidade. Diante deste contexto, temos a finalidade de reduzir o consumo e reaproveitar o papel desperdiçado naescola em benefício da comunidade escolar.

METODOLOGIA
A revisão de literatura foi passo inicial do projeto. Realizamos o levantamento do consumo e desperdício de papel por setor. A divulgação doprojeto ocorreu pela internet, através do blog do projeto, em palestras e exposição de trabalhos, buscando a participação e contribuição da escola. Delimitamos por equipes o processo de coleta ereciclagem no laboratório. Posteriormente o papel é utilizado na produção de material decorativo, podendo gerando renda e reduzindo a sua utilização.

RESULTADOS
A escola consumiu em três bimestres398.164Kg de papel e desperdiçou 51.832Kg, equivalente a 13.02% do papel comprado. Os setores de maior consumo foram: salas de aula 186.124Kg, Secretaria 117.8Kg e Coordenação 61.256Kg. Nessas salas...
tracking img