Reciclagem polietileno

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1555 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

A cada dia que passa as pessoas tem dado mais atenção à importância de se reciclar e reutilizar os bens de consumo que utilizam em seu dia-a-dia, pois cessada a sua função, estes materiais viram sucata ou resíduo e podem então tomar dois caminhos: o primeiro deles é o descarte, onde, através de processos de degradação retorna a Terra,ou o segundo, onde é reciclado e retorna à etapade matéria prima.
O consumo e descarte de plásticos usados nas mais diversas aplicações, gera um enorme acúmulo em depósitos de lixo, de materiais que podem levar centenas de anos para se decompor. Porém, a prática da reutilização desse material que seria descartado já é quase que comum em diversos países do mundo, inclusive no Brasil.
Este trabalho tem como objetivo elucidar alguns conceitossobre reciclagem em geral e a reutilização de garrafas PET, mostrando que esse processo é possível e viável.

CONCEITO

A reciclagem é um processo em que determinados tipos de materiais, cotidianamente reconhecidos como lixo, são reutilizados como matéria-prima para a fabricação de novos produtos. Além de se apresentarem com propriedades físicas diferentes, estes também possuem uma novacomposição química – fator principal que difere o reaproveitamento da reciclagem, conceitos estes muitas vezes confundidos.
A reciclagem pode assumir várias formas. Em uma escala menor, sempre que você encontra um novo uso para alguma coisa velha, você está reciclando. Um exemplo é transformar caixas de cereal velhas em porta-revistas.
O ato de reciclar se torna mais importante em escalas maiores. Nessenível, bens de consumo usados são coletados, convertidos de volta em matéria-prima e refeitos em novos produtos de consumo. Latas de alumínio, papel de escritório, aço de prédios velhos e recipientes de plástico são exemplos de materiais comumente reciclados em grandes quantidades, geralmente por meio de programas municipais que encorajam as coletas domésticas em grande escala.
É raro um produtoreciclado ser exatamente do mesmo material original a partir do qual ele foi reciclado. Papel reciclado, por exemplo, contém resíduos de tinta e fibras mais curtas que papel virgem (papel feito de polpa de madeira). Por causa disso, ele pode ser menos desejável para alguns propósitos, como papel para copiadoras. Quando um bem reciclado é mais barato ou mais frágil que o produto original, éconhecido como ciclo inferior (ou reciclagem descendente). Eventualmente, os produtos caem tanto no fluxo de reciclagem que se torna inviável reciclá-los novamente. Após ser reciclado algumas vezes, o papel não é mais utilizável. Em alguns casos, os produtos podem passar por um ciclo superior, transformados em alguma coisa mais valiosa que o produto original. Um exemplo é uma empresa que faz reciclagemascendente, transformando jornais velhos e latas de alumínio em móveis artísticos.

HISTÓRIA

Ainda que a reciclagem possa parecer um conceito moderno introduzido com o movimento ambiental da década de 70, ela já existe de fato há cerca de milhares de anos. Antes da era industrial, você não conseguia produzir bens rapidamente e com baixo custo; assim, virtualmente todos praticavam a reciclagemde alguma forma. Os programas de reciclagem de larga escala, porém, eram muito raros: eram os moradores das casas que predominantemente praticavam a reciclagem.
A produção em massa da era industrial é, de muitas formas, a razão básica pela qual precisamos nos preocupar com a reciclagem em larga escala. Quando os produtos podem ser produzidos e comprados muito baratos, geralmente faz mais sentidoeconômico simplesmente jogar fora itens antigos e comprar outros novinhos em folha. Essa cultura de bens "descartáveis", porém, criou inúmeros problemas ambientais para a sociedade.
Nas décadas de 30 e 40, a conservação e a reciclagem se tornaram importantes na sociedade dos EUA e em muitas outras partes do mundo. Depressões econômicas fizeram da reciclagem uma necessidade para muitas pessoas...
tracking img